Brasil

Um conteúdo SBT News

Crise na Venezuela: Brasil autoriza envio da Força Nacional a Roraima

Uma portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública autoriza o emprego da Força Nacional no estado pelo prazo de 90 dias

Publicado em 8 de janeiro de 2026 às 10h50.

Uma portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 8, autoriza o emprego da Força Nacional no estado de Roraima pelo prazo de 90 dias. O documento foi assinado pelo ministro Ricardo Lewandowski.

A atuação será nos municípios de Boa Vista e Pacaraima, a capital e a principal fronteira terrestre do Brasil com a Venezuela, em apoio às forças de segurança estaduais.

Segundo o texto, a Força Nacional vai atuar em atividades consideradas imprescindíveis para a preservação da ordem pública e da segurança de pessoas e do patrimônio, em caráter "episódico e planejado".

A operação terá apoio logístico do governo de Roraima, responsável por garantir a infraestrutura necessária para o trabalho das equipes.

Crise na Venezuela

A decisão ocorre em um contexto de agravamento da crise na Venezuela, que pode ter reflexos diretos na fronteira norte do Brasil, embora a situação seja considerada, até o momento, tranquila pelo governo brasileiro.

A medida busca reforçar a atenção à segurança na região, especialmente em Pacaraima, principal porta de entrada terrestre de venezuelanos no país.

De acordo com a portaria, o tamanho do efetivo a ser empregado será definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública do ministério.

Acompanhe tudo sobre:SBT NewsRoraimaVenezuela

Mais de Brasil

Chuva forte deixa mais de 100 mil imóveis sem energia em São Paulo

Anvisa anuncia proibição de suplementos da empresa Livs Brasil

Morte do cão Orelha mobiliza protestos pelo Brasil

Defesa Civil emite alerta de chuva forte e granizo em São Paulo neste domingo