Brasil

CPTM Serviços assina 1º contrato de prestação de serviços com secretaria do Rio por R$ 2,4 mi

O contrato foi firmado com a Central Logística, órgão vinculado à Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana do Estado do Rio de Janeiro (SETRAM)

Estação da Luz, em São Paulo: governo quer conceder todas as linhas da CPTM (NurPhoto/Getty Images)

Estação da Luz, em São Paulo: governo quer conceder todas as linhas da CPTM (NurPhoto/Getty Images)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 7 de novembro de 2024 às 10h52.

Última atualização em 7 de novembro de 2024 às 11h16.

Tudo sobreCPTM
Saiba mais

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) assina nesta quinta-feira, 7, o primeiro contrato da CPTM Serviços, programa que oferece consultoria, manutenção e aluguel de ativos ferroviários para concessionárias privadas e empresas públicas.

O contrato foi firmado com a Central Logística, órgão vinculado à Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana do Estado do Rio de Janeiro (SETRAM). O valor do negócio, pela consultoria, será de R$ 2,4 milhões. O prazo para entrega dos produtos é de 30 dias a partir da emissão da ordem de serviço, assinada nesta quinta-feira. A EXAME adiantou a informação com exclusividade.

Neste primeiro contrato, a CPTM elaborará estudos técnicos e mensuração de custos para operação, manutenção e estabilização do sistema ferroviário de passageiros do Rio de Janeiro, que conta com uma malha de 270 km, dividida em cinco ramais, três extensões e 104 estações, transportando em média 300 mil passageiros diariamente.

A expectativa é que a experiência da CPTM no transporte de 1,6 milhão de passageiros por dia útil, ao longo de uma malha de 196 km – presente em 18 municípios –, com cinco linhas e 57 estações, contribua para aprimorar os serviços à população fluminense.

A parceria será oficializada na manhã de hoje na sede da CPTM, no Centro de São Paulo, com a presença dos secretários de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) do Rio de Janeiro, Washington Reis, e de Transportes Metropolitanos (STM) de São Paulo, Marco Antonio Assalve. O chefe de gabinete da SETRAM, Rogério Sacchi, a coordenadora do grupo de trabalho para soluções ferroviárias, Priscila Sakalem, e o subsecretário de Concessões e Parcerias da Casa Civil do Rio, Cássio Castro, também estarão presentes.

“A CPTM irá desenvolver dois produtos de engenharia de custos: um orçamento estimado dos custos de operação e manutenção do sistema de transporte ferroviário de passageiros da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com base na malha paulista operada por nós, e um orçamento detalhado dos serviços necessários para a estabilização do sistema, conforme relação encaminhada pela Central Logística”, explica o diretor de Planejamento e Novos Negócios da CPTM, José Marcos Miziara Filho.

Em meio às concessões a CPTM busca por receita

A CPTM Serviços, uma iniciativa interna da área de Novos Negócios da autarquia, alinha-se aos planos do governo Tarcísio de Freitas, que pretende conceder todas as linhas de trilhos do estado nos próximos anos.

Em entrevista à EXAME, Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos de São Paulo, afirmou que o plano de longo prazo é transformar a CPTM e o Metrô em grandes prestadoras de serviço, aproveitando o conhecimento e expertise das companhias públicas.

Acompanhe tudo sobre:CPTM

Mais de Brasil

PT pede cassação de chapa do PL que elegeu Jair Renan Bolsonaro por suposta fraude na cota de gênero

Instituto Butantan pede registro de vacina contra dengue à Anvisa

Como dar entrada no seguro-desemprego? Veja o passo a passo