Bancada ruralista reduz no Congresso, mas promete representatividade

Dos de 218 deputados federais, 99 foram reeleitos; enquanto 18 dos 27 vão ter um novo mandato no Senado

Brasília - Apesar de uma significativa queda no número de parlamentares, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) avalia que manteve sua representatividade no Congresso nas eleições de domingo, segundo nota divulgada nesta terça-feira.

"Em meio a um cenário de renovação política durante as eleições deste ano, a Frente Parlamentar da Agropecuária manteve grande parte de seus membros para a próxima legislatura", afirma a Frente em nota.

Segundo números da própria bancada, de 218 deputados, 99 foram reeleitos. De 27 senadores que atuam na Frente, 18 permanecerão no próximo ano.

Na avaliação da Frente, houve uma pulverização das coligações, o que demonstra uma "pluralidade na representatividade da bancada para os próximos anos".

"Neste cenário de pulverização dos partidos, estamos bem representados. Se você pensar que houve uma renovação de 85 por cento no Senado e mais de 50 por cento na Câmara, a FPA manteve sua essência na atuação parlamentar em defesa da agropecuária", disse a presidente da Frente, deputada Tereza Cristina (DEM-MS), segundo a nota.

As bancadas são formadas no início de cada legislatura, o que significa que, a partir de janeiro de 2019, a FPA pode ver um crescimento na sua composição com a adesão de parlamentares eleitos agora.

Apoio ao Bolsonaro

Na semana passada, a Frente declarou apoio formal ao presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro, que, por sua vez, anunciou que fundirá os ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura.

Segundo a FPA, o apoio a Bolsonaro "vai ao encontro dos anseios do setor produtivo nacional, de empreendedores individuais aos pequenos agricultores e representantes dos grandes negócios".

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.