(Divulgação/Divulgação)
Da Redação
Publicado em 2 de outubro de 2022 às 00h05.
Última atualização em 2 de outubro de 2022 às 01h23.
Pernambuco vai às urnas neste domingo, 2 de outubro, para eleger o próximo governador do estado.
Clique aqui para acompanhar a apuração das eleições 2022 em tempo real
Marília Arraes (Solidariedade) está na frente das pesquisas eleitorais, seguida de Raquel Lyra (PSDB). Elas são as favoritas para chegar ao segundo turno, em 30 de outubro. (Veja a apuração voto a voto na página de Eleições da EXAME).
Nas eleições deste domingo, as urnas abrem às 8 horas no domingo e fecham às 17 horas (horário de Brasília), quando os votos começam a ser apurados.
ACOMPANHE AQUI A APURAÇÃO VOTO A VOTO EM PERNAMBUCO
A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que, uma vez que neste ano os horários de votação serão unificados em todo o Brasil pelo horário de Brasília, os primeiros resultados da apuração já comecem a sair logo após às 17h, quando a votação é encerrada.
Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de maioria dos votos válidos (excluindo brancos e nulos), isto é, 50% mais um voto, ao menos. Se nenhum candidato obtiver maioria dos votos válidos, a eleição vai ao segundo turno, em 30 de outubro.
ACOMPANHE AQUI A APURAÇÃO VOTO A VOTO EM PERNAMBUCO
Ao todo, 11 nomes se colocaram na disputa ao governo de Pernambuco em 2022. Veja a lista em ordem alfabética dos candidatos ao governo de Pernambuco:
ACOMPANHE AQUI A APURAÇÃO VOTO A VOTO EM PERNAMBUCO
Além de governadores dos estados, as eleições no Brasil neste domingo, 2, contam também com votação para presidente, senadores (um por estado), deputados federais e estaduais.
O Pernambuco elege neste domingo um senador, que ficará no cargo por oito anos. Cada estado tem direito a três cadeiras no Senado, totalizando 81 senadores na Casa.
Os candidatos ao Senado em Pernambuco, em ordem alfabética, são:
A favorita é Teresa Leitão (PT), que lidera as pesquisas com cerca de 30% dos votos, segundo a última pesquisa Ipec. Há empate técnico no segundo lugar entre Gilson Machado (PL), André de Paula (PSD) e Guilherme Coelho (PSDB).
Para a disputa ao Senado, não há segundo turno, e o mais votado leva automaticamente a vaga.