No episódio de hoje, falamos sobre o calendário de vacinação contra a covid-19 apresentado pelo governo de São Paulo, sobre uma doença misterioso que já deixou mais de 300 pessoas internadas na Índia, sobre as previsões sobre a economia brasileira e muito mais.
MERCADOS
Com ameaça fiscal, Ibovespa vira para queda e perde os 114 mil pontos
O Ibovespa passou batido pelo pessimismo das bolsas americanas na maior parte desta segunda-feira, 7, mas virou para queda no final da sessão pressionado por uma possível tentativa do governo de contornar o teto de gastos e pela baixa nos papéis da Petrobras. Mais cedo, o índice superou pela primeira vez desde fevereiro a marca dos 114.000 pontos, mas acabou encerrando o dia em queda de 0,14%, aos 113.589 pontos. Com o resultado, o Ibovespa colocou fim em uma sequência de quatro altas consecutivas.
Rali nas bolsas ameaça onda de aquisições de US$ 170 bilhões
Mais de 170 bilhões de dólares em aquisições de empresas listadas foram acordadas globalmente no mês que antecedeu o anúncio da Pfizer, em 9 de novembro, sobre os resultados promissores dos ensaios de sua vacina, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. A valorização das ações depois disso fez com que muitos dos acordos recém-fechados parecessem subitamente menos generosos.
Gol prepara captação antes de pagar por incorporação da Smiles
A Gol fará sua terceira tentativa de incorporar a controlada Smiles, negócio de programas de fidelidade que nasceu dentro da empresa aérea e foi listada separadamente na B3 em 2013. Nesta segunda-feira, 7, uma proposta foi enviada ao conselho de administração da Smiles. A partir de agora, haverá uma negociação com os membros independentes da empresa alvo para os termos finais.
Bancos vão perder com Pix? Bradesco lança crédito pela ferramenta
Com 11 milhões de chaves cadastradas, o Bradesco anunciou nesta segunda-feira, 7, que passou a oferecer crédito a pessoas físicas no Pix, novo sistema de pagamento do Banco Central.
BRASIL
Maia estima que MP da vacinação da covid-19 seja votada ainda nesta semana
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que tem a expectativa de votar até quinta-feira, 10, uma medida provisória pela qual a Casa poderá contribuir para o debate do plano de vacinação contra a covid-19. “Então, é muito grave que o Brasil não defina logo um plano, não resolva de forma definitiva qual é o caminho”, disse o presidente da Câmara em coletiva à imprensa. Se não for votado na quinta, o prazo máximo é de o texto ser deliberado até o início da próxima semana.
Maia diz que candidato à sucessão da Câmara deve ser definido até dia 15
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta segunda-feira que seu campo político deve definir um nome para a sucessão do comando da Casa até o dia 15 deste mês.
Balança comercial tem déficit de US$ 572,4 mi na 1ª semana de dezembro
A balança comercial brasileira registrou déficit de 572,4 milhões de dólares na primeira semana de dezembro (dias 1º a 6). De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira, 7, pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia, o valor foi alcançado com exportações de 3,747 bilhões de dólares e importações de 4,319 bilhões de dólares.
Fitch vê menor retração do PIB brasileiro em 2020, mas piora o de 2021
A agência de classificação de risco Fitch Ratings melhorou sua previsão para o desempenho da economia do Brasil neste ano, mas reduziu a expectativa para 2021, citando “vários riscos de baixa” para o próximo ano, incluindo efeitos da retirada do auxílio emergencial e o desemprego persistentemente alto.
MUNDO
Canadá receberá primeiras doses de vacina da Pfizer ainda neste ano
O Canadá começará a receber suas primeiras doses da vacina da Pfizer contra covid-19 até o final de dezembro, antes do que o esperado, com mais milhões a caminho no início de 2021, disseram autoridades nesta segunda-feira.
Doença desconhecida deixa mais de 300 pessoas hospitalizadas na Índia
Uma doença ainda não identificada levou centenas de pessoas a ser hospitalizadas na cidade indiana de Eluru, durante o fim de semana, com uma morte registrada. Nenhum dos pacientes internados desde sábado, 5, estava infectado pelo novo coronavírus.
Após acidentes e aterramento, 737 MAX volta a voar. O que aconteceu?
Na próxima quarta-feira (9), após dois acidentes fatais e quase dois anos de aterramento global, o Boeing 737 MAX volta ao ares – no Brasil, pela Gol, a única brasileira a operar o modelo e a primeira do mundo a voá-lo novamente.
Vacinação contra covid-19 no Reino Unido será campo de testes
Após autorizar a vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech, o Reino Unido será o primeiro país ocidental a vacinar seus cidadãos, um ponto de inflexão na batalha para combater o patógeno que matou mais de 1,5 milhão de pessoas. Os britânicos entram em ação na terça-feira, com cerca de 50 hospitais inicialmente na campanha.
O #ExameAgora é o seu resumo diário de notícias aqui da Exame, apresentado por Victor Sena e Beatriz Correia.