Vacinação em SP, impeachment de Trump, Ford deixa Brasil: o resumo do dia

Tudo o que você precisa saber sobre os mercados, o Brasil e o mundo nesta segunda-feira, 11 de janeiro

No episódio de hoje, falamos sobre o início da vacinação contra a covid-19 em São Paulo, o novo processo de impeachment contra Donald Trump, o fechamento da Ford no Brasil e muito mais.

INVEST

Hapvida e NotreDame sobem até 40% após oferta de fusão. Ainda vale entrar?

As ações de Hapvida e NotreDame Intermédica dispararam pelo segundo pregão consecutivo nesta segunda-feira, 11: elas acumulam, respectivamente, valorização de 27,7% e 40,5% desde o fechamento de quinta-feira, a véspera do dia em que a oferta para fusão das duas empresas tornou-se pública. O movimento ocorreu na contramão do Ibovespa, que recuou 1,46% com a realizações de lucros por parte dos investidores.

Tombo de quase 1,5%: Ibovespa segue exterior e tem dia de realizações

O Ibovespa iniciou a semana em queda, em meio ao clima de realização de lucros no mercado financeiro global após as principais bolsas de valores alcançarem novos recordes na última sexta-feira, 8, quando a promessa de pacotes de “trilhões de dólares” feita por Joe Biden impulsionou novas altas. Na última semana, o Ibovespa fechou pela primeira vez acima dos 125.000 pontos – região perdida ainda nos primeiros negócios desta segunda-feira, 11. O índice encerrou o pregão em queda de 1,46%, aos 123.255 pontos.

 Gigantes de telecomunicações chinesas são excluídas dos principais índices de ações globais

A partir desta segunda-feira, as três maiores empresas de telecomunicações da China estarão fora de alguns dos principais índices acionários globais. O pregão de sexta-feira foi o último de China Mobile, China Telecom e China Unicom Hong Kong nos índices da MSCI — forte em mercados emergentes —, o que fez as ações das teles desabarem.

 

BRASIL

 Governo da Bahia foi pego de surpresa com fechamento de fábrica da Ford

 O governo da Bahia informou que foi avisado somente nesta segunda-feira, dia 11, sobre o fechamento da unidade da Ford no polo industrial de Camaçari, a 37 quilômetros de Salvador. Em nota, o governador Rui Costa destacou o impacto econômico do fechamento da fábrica na Bahia. A Ford deve demitir cerca de 5.000 funcionários em todo o país — suas três plantas de produção no Brasil terão as atividades encerradas.

 Pandemia deve segurar crescimento do PIB em 2% este ano, diz economista

 A evolução da segunda onda da covid no Brasil, com as cidades novamente batendo recordes de mortes e internações, deve manter a economia na corda bamba este ano, na avaliação do economista Rodrigo Zeidan, professor da New York University Shanghai, na China, onde mora, e da Fundação Dom Cabral. Zeidan acompanhou de perto as medidas de restrição do governo chinês à propagação do vírus e também vem dedicando atenção especial ao cenário sanitário e econômico brasileiro. “As previsões para o PIB já deveriam ter sido revistas em função da nova onda da covid”, analisa Zeidan em entrevista à EXAME. “Não há como crescer 3% em uma situação tão desafiadora”.

“Vacina é uma questão coletiva, não é individual”, diz Mourão

Em seu primeiro dia de trabalho do ano, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta segunda-feira, 11, que os esforços de imunização contra a covid-19 são uma questão “coletiva” e não individual. Recuperado da doença, Mourão reforçou que tomará o imunizante de acordo com o grupo prioritário em que se encaixa e “sem furar fila”.

 

MUNDO

 Gorilas de zoológico são diagnosticados com covid-19 nos EUA

 Pelo menos dois gorilas do zoológico de San Diego, na Califórnia, contraíram o coronavírus, o primeiro caso conhecido de transmissão natural a grandes primatas, anunciaram autoridades nesta segunda-feira (11).

 Presidente de Portugal é diagnosticado com covid-19

 O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, foi diagnosticado com o novo coronavírus, mas até agora não apresentou sintomas, disse seu gabinete na segunda-feira. O político de 72 anos está buscando um segundo mandato como presidente do país nas eleições de 24 de janeiro.

 EUA colocam Cuba novamente na lista de países patrocinadores do terrorismo

 O secretário de Estado americano Mike Pompeo anunciou nesta segunda-feira (11) que governo americano incluiu Cuba novamente na sua lista de países patrocinadores do terrorismo. Fazem parte dela a Coreia do Norte, o Irã e a Síria.

O #ExameAgora é o seu resumo diário de notícias aqui da EXAME, apresentado por Beatriz Correia e Victor Sena.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpHamilton MourãoResumo do diaVídeos

Mais de Vídeos

Matt Gaetz desiste de indicação para ser secretário de Justiça de Donald Trump

Em autobiografia, Angela Merkel descreve Trump como alguém 'fascinado' por autocratas

Donald Trump Jr. aposta na economia conservadora com novo fundo de investimento

Texas oferece a Trump mais de 500 hectares para centro de deportação de migrantes