Presidente de Portugal é diagnosticado com covid-19

Político de 72 anos está buscando um segundo mandato como presidente do país nas eleições de 24 de janeiro

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, foi diagnosticado com o novo coronavírus, mas até agora não apresentou sintomas, disse seu gabinete na segunda-feira.

O político de 72 anos está buscando um segundo mandato como presidente do país nas eleições de 24 de janeiro.

A campanha eleitoral dos sete candidatos em disputa, iniciada oficialmente no domingo, já tinha sido reduzida ao mínimo possível e depende do anúncio de um novo confinamento para conter o recrudescimento do número de novos casos.

Com 122 óbitos em 24 horas e cerca de 4.000 hospitalizados, a pandemia de covid-19 registrou novos recordes em Portugal nesta segunda-feira.

O primeiro-ministro, António Costa, informou que o governo socialista se prepara para anunciar na quarta-feira "algo muito parecido ao primeiro confinamento de março".

"Penso que não há alternativa ao confinamento geral", advertiu o chefe de Estado no sábado, durante um debate eleitoral.

As pesquisas de opinião preveem a reeleição do presidente conservador no primeiro turno do pleito, marcado pela ausência de um candidato oficialmente apoiado pelos socialistas no poder.

Na quarta-feira passada, Rebelo de Sousa esteve algumas horas em "isolamento preventivo" depois de saber que uma pessoa de seu entorno havia testado positivo, embora o presidente tenha testado negativo. Ele ficou em quarentena, pois o contato com a pessoa afetada foi considerado de "baixo risco".

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.