Tecnologia

YouTube atualiza app e alguns iPhones perderam acesso ao serviço

Atualização descontinua suporte para dispositivos antigos, que ainda podem acessar a plataforma pelo navegador

Atualização segue tendência do mercado, que prioriza otimização dos apps para dispositivos e sistemas operacionais mais recentes (STR/NurPhoto/Getty Images)

Atualização segue tendência do mercado, que prioriza otimização dos apps para dispositivos e sistemas operacionais mais recentes (STR/NurPhoto/Getty Images)

Publicado em 5 de junho de 2025 às 16h50.

Última atualização em 6 de junho de 2025 às 07h10.

O YouTube atualizou seu app para iOS para a versão 20.22.1, agora exigindo iOS 16 ou versões mais recentes para ser instalado e executado. Essa mudança significa que vários modelos antigos de iPhone não são mais oficialmente compatíveis com o app da plataforma de vídeos do Google.

Os dispositivos afetados são aqueles que não podem ser atualizados além do iOS 15, incluindo o iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone 7, iPhone 7 Plus e o iPhone SE de primeira geração. O iPod touch 7 também ficará de fora dessa atualização.

Além disso, a versão para iPad do YouTube agora requer o iPadOS 16 ou superior, o que significa que o app descontinuou o suporte para o iPad Air 2 e iPad mini 4.

Embora essa mudança impacte usuários com dispositivos mais antigos, o acesso ao YouTube ainda pode ser feito via navegador, acessando m.youtube.com. No entanto, a experiência será mais limitada em comparação com o uso do app específico para dispositivos móveis.

Foco em dispositivos mais novos e integração com o Google Lens

Com essa atualização, o YouTube prioriza a otimização do app para dispositivos mais recentes, garantindo melhor desempenho, novos recursos e uma experiência mais fluida para os usuários de versões mais novas do sistema operacional.

Outra novidade recente relativa à empresa é o anúncio da integração do Google Lens aos vídeos do YouTube Shorts. Agora, usuários podem pausar os vídeos curtos e buscar informações sobre elementos visuais, como identificar locais e explorar detalhes sobre sua cultura e história.

Se essa integração dá sequência ao compromisso do YouTube em melhorar o Shorts, especialmente para se diferenciar de concorrentes como TitTok e Instagram Reels, a nova atualização do app para iOS reflete uma tendência de muitos aplicativos que exigem versões mais recentes dos sistemas operacionais para oferecer uma experiência mais eficiente, recursos avançados e melhorias de segurança, mesmo que isso implique a descontinuação do suporte para dispositivos mais antigos.

Acompanhe tudo sobre:YouTubeiOSiPhoneApps para iPhoneApps para iPad

Mais de Tecnologia

TruthSocial, rede social de Trump, passa por instabilidades depois de EUA confirmarem ataque ao Irã

Maior vazamento da história expõe 16 bilhões de senhas — e Brasil está entre os mais afetados

iFood fora do ar? Aplicativo passa por instabilidades neste sábado, 21

Foxconn amplia presença na Índia e deve iniciar produção de carcaças para iPhones no país