Tecnologia

YouTube integra Google Lens aos Shorts para buscas durante vídeos curtos

Concorrentes como TikTok e Instagram Reels ainda não possuem funcionalidade semelhante, diferenciando a empresa das rivais

Em abril, plataforma já havia apresentado novidades para criadores de Shorts

Em abril, plataforma já havia apresentado novidades para criadores de Shorts

Publicado em 30 de maio de 2025 às 11h37.

Nesta quinta-feira, 29, o YouTube anunciou a integração do Google Lens aos Shorts. Com essa novidade, usuários poderão buscar informações sobre elementos visuais enquanto assistem a vídeos curtos na plataforma. Ainda nesta semana, a versão beta começará a ser liberada para todos.

Com essa integração, o YouTube tem por objetivo melhorar a capacidade de busca visual dentro do Shorts, oferecendo uma experiência mais interativa e intuitiva para a descoberta de conteúdos. A iniciativa faz mais sentido quando considerado que plataformas concorrentes de vídeos curtos, como TikTok e Instagram Reels, ainda não oferecem uma funcionalidade semelhante.

Esse anúncio dá sequência ao compromisso do YouTube em melhorar o Shorts. Em abril deste ano, a plataforma já havia apresentado novas ferramentas para criadores, incluindo um editor de vídeo aprimorado, geração de stickers por inteligência artificial, sincronização de conteúdo com o ritmo da música, templates melhorados, entre outras funcionalidades que visam ampliar a atratividade e a capacidade criativa no segmento.

Assim, no caminho para se tornar o “rei de todas as mídias”, o YouTube expande suas funcionalidades e potencialidades, seja com vídeos curtos, longos, caseiros, roteirizadas ou de qualquer outro tipo.

Como vai funcionar

Quando a funcionalidade estiver disponível, usuários poderão ativá-la ao pausar um Short e selecionar a opção “Lens” no menu superior. Em seguida, basta desenhar, destacar ou tocar em um objeto que desejam pesquisar. O Lens então exibirá resultados visuais e informações sobre o item destacado, sobrepondo essas informações ao vídeo em reprodução.

Por exemplo, ao mesmo tempo que assiste a um vídeo gravado em um local turístico, o espectador poderá selecionar um ponto de referência e pedir ao Lens para identificá-lo, obtendo detalhes sobre a cultura e a história daquele destino. Feita a busca, o espectador poderá voltar facilmente ao conteúdo.

Durante a versão beta, os resultados de pesquisa não exibirão anúncios. Além disso, o recurso não estará disponível em Shorts que contenham links de afiliados para compras ou promoções pagas de produtos.

Acompanhe tudo sobre:YouTubeGoogleInstagramTikTok

Mais de Tecnologia

Desigualdade tributária entre veículos elétricos e a combustão pressiona montadoras na China

Microsoft anuncia reforço de controles de seus serviços na nuvem na Europa

Porque a debandada do Windows na Europa sinaliza uma nova era para o Linux

Marketing de influência domina orçamentos publicitários e deve chegar a US$ 33 bilhões em 2025