Tecnologia

TVs da Samsung ganham Google Assistente em português

As TVs deste ano e do ano passado das linhas Crystal UHD e QLED terão acesso ao assistente de voz do Google, confira os modelos

 (Samsung/Divulgação)

(Samsung/Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 7 de janeiro de 2021 às 05h55.

Última atualização em 7 de janeiro de 2021 às 09h10.

As TVs da Samsung de 2020 agora têm acesso ao Google Assistente em português. Com isso, os aparelhos da fabricante sul-coreana passam a ter acesso a três assistentes de voz. Além do Google, os televisores contam com a Bixby, da própria empresa, e com a Alexa, da Amazon.

O Google Assistente estará disponível para os seguintes modelos de TVs da Samsung de 2020:

  • TU8000 (Crystal UHD);
  • Q60T;
  • Q70T;
  • Q80T;
  • Q800T;
  • Q950T

Os aparelhos da linha de 2021, anunciados ontem em uma conferência que antecede a CES, maior evento de tecnologia do mundo, também contarão com o Google Assistente.

"Começamos a testar uma versão beta do assistente nas nossas TVs no fim do ano passado, mas agora ele já está no ar e compatível com o idioma português brasileiro", afirma Erico Traldi, diretor de TV e vídeo da Samsung Brasil, em entrevista para a EXAME.

Com o Google Assistente, o usuário poderá dar comandos como "qual é a previsão do tempo para hoje?", "como está o trânsito?", "conte uma piada", "aumente o volume" e "abra tal aplicativo".

O Google Assistente já está presente em TVs da LG desde 2018.

A aposta da Samsung na diversidade de assistentes de voz não é infundada. Além de oferecer opções para o consumidor, ela está alinhada a uma tendência bilionária. Segundo dados compilados pela consultoria alemã Statista, em 2021, o faturamento do setor de assistentes virtuais no mundo será de 15,7 bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:GoogleSamsungTVsSmart TVs

Mais de Tecnologia

Empresa de implantes cerebrais de Musk quer cirurgia 'automatizada' em 2026

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA