Copiada por muitos, BeReal também é alvo do TikTok em novo app imitação
Instagram, Snapchat, e agora o TikTok, avançam contra a jovem BeReal, a rede social que ganhou o público adolescente dos EUA
André Lopes
Publicado em 22 de setembro de 2022 às 18h32.
Última atualização em 28 de setembro de 2022 às 13h00.
Há uma certeza no negócio das redes sociais: as tendências são ditadas pelos usuários mais jovens. Foram eles quando millennials que decretaram o fim dos já fossilizados MySpace, Orkut e, por que não, Facebook.
E agora são eles como geração Z que colocam holofotes sob novidades como o BeReal, aplicativo de compartilhamento de fotos que precisam ser feitas em horários determinados com a câmera traseira e frontal em simultâneo.
- BeReal: antítese ao Instagram, aplicativo é a nova casa da geração Z
- Depois do Instagram, Snapchat lança postagens com câmera dupla; recurso é semelhante ao do BeReal
Pois bem, do lado das redes sociais já consolidadas, cabe correr atrás da novidade e impedir o sucesso da nova concorrente. E foi o que fez a ByteDance ao lançar o TikTok Now em alguns países, e disponível desde quinta-feira, 22, no Brasil, o app copia as funções do BeReal e funciona em um app separado do TikTok tradicional.
O usuário que quiser experimentar terá que encarar a dinâmica diferente já mencionada. Os horários de postagens são determinados pelo app e o conjunto de fotos precisa ser feito dentro de três minutos, sem nenhum filtro. A ideia base é ser uma antítese do Instagram, a rede favorita dos millennials.
Ainda que seja uma cópia, a novidade da ByteDance já apareceu entre o top 10 aplicativos mais baixados da Apple Store e do Google Play na categoria de redes sociais.
No ranking geral da loja da Apple ele aparecia em sétimo colocado, enquanto o BeReal ainda mantinha sua posição de primeiro do ranking. Na Play Store como um todo, no entanto, o vencedor é o TikTok Now, que aparecia em oitavo, enquanto o BeReal aparecia na décima posição.
Dados os indicadores da disputa, cabe acompanhar quem vencerá a batalha. Em julho, o Instagram aparentemente saiu na frente ao lançar uma atualização copiando o BeReal. No fim de agosto, o Snapchat também apresentou sua versão, mas incrementado como um recurso ao lado das outras funções da rede social e permitindo filtros.