Snowden não viu informações secretas da NSA, dizem EUA
Washington - O governo dos Estados Unidos acredita que o ex-analista da Agência Nacional de Segurança (NSA) Edward Snowden não teve acesso aos dados mais confidenciais...
Da Redação
Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h27.
Washington - O governo dos Estados Unidos acredita que o ex-analista da Agência Nacional de Segurança (NSA) Edward Snowden não teve acesso aos dados mais confidenciais dos programas de inteligência, informou nesta segunda-feira a emissora "CNN".
Segundo fontes de inteligência citadas pela "CNN", a administração de Barack Obama está revisando todos os dados que podem sido objeto de vazamento e, embora admita que o jovem acessou informações confidenciais, acredita que ele não conseguiu chegar a dados especialmente delicados.
A avaliação dos danos indica que Snowden não teve acesso à denominada "informação extremamente compartimentada" (ECI, em inglês), segundo um funcionário americano. A análise também concluiu que Snowden aproveitou a circunstância para ter conhecimento de que uma grande parte das informações se concentra em uma parte do sistema informático da NSA.
Enquanto isso, o jovem, perseguido pela Justiça americana, continua na zona de passagem do aeroporto Sheremetyevo de Moscou, onde chegou há quatro semanas procedente de Hong Kong, à espera da tramitação de sua solicitação de asilo na Rússia.
O fugitivo mais procurado do momento, responsável por revelar vários programas dos serviços secretos americanos, pode abandonar a zona de passagem do aeroporto russo na próxima semana, disse seu assessor legal em matéria de legislação russa, Anatoli Kucherena.
O técnico americano espera que o Serviço Federal de Migração russo acuse o recebimento de sua solicitação de asilo temporário, pedido feito após comprovar que seria muito arriscado, quase impossível, voar à América Latina sem ser detido no meio do caminho e devolvido aos Estados Unidos.