São Paulo – A nossa galeria de apps da semana tem opções bastante variadas, mas o destaque é o Cabify. Esse concorrente da Uber oferece preços com base somente na distância que será percorrida, o tempo não entra na conta. Com isso, alguns trajetos podem sair mais baratos, sem que seja preciso dividir o carro com outro passageiro, como acontece no UberPool. Fora ele, há mais cinco aplicativos legais para ficar de olho no tempo, melhorar as fotos ou acompanhar a tocha olímpica.
Grátis, em português, para Android e iOS O Cabify é o aplicativo que começou a funcionar no Brasil nesta semana. Esse concorrente do Uber oferece caronas pagas, que têm preços definidos de acordo com a quilometragem. O tempo do trajeto não entra na equação. O quilômetro sai por 2,50 reais, 2 reais ou 3 reais, respectivamente, em viagens de até 10 km, 25 km ou acima dessa distância. Diferentemente do app da Uber, é possível agendar uma corrida para um determinado horário. Conheça mais sobre o Cabify na matéria que publicamos nesta semana.
Grátis, em português, para iPhone O Photo Space é um app para gerenciamento de fotografias desenvolvido pela Avast, que é mais famosa por seus produtos de segurança. Ele tem uma proposta interessante de poupar espaço no iPhone (ele ainda não tem versão para Android, vale dizer). O aplicativo funciona em parceria com dois serviços de armazenamento na nuvem: o Google Drive e o Dropbox. O Photo Space faz upload de suas fotos (com qualidade original) para um desses dois serviços. Depois disso, as fotos têm sua qualidade reduzida e continuam armazenadas no smartphone. A proposta da Avast é de economizar até 70% do espaço ocupado pelas fotografias dentro do smartphone. A seleção das fotos pode ser feita manualmente ou automaticamente, na qual todas as imagens passam por esse processo.
Grátis, em português, para Android e iOS Quem gosta de tirar selfies vai gostar do Airbrush. Ele permite que o usuário realize uma série de ajutes e pequenas edições na imagem para deixá-la ao seu gosto. Por exemplo, é possível aplicar efeitos que minimizam olheiras, escondem espinhas, claream os dendes ou a pele e dá até mesmo para afinar um rosto. Claro que é preciso usar de parcimônia para não ficar irreconhecível na foto, mas o Airbrush é um aplicativo que funciona, basicamente, como um Photoshop gratuito para melhorar as suas selfies.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone Windy é um ótimo app de meteorologia para praticantes de vela, windsurf, kitesurf e outros esportes que dependem do vento. O app mostra a previsão para uma semana em intervalos de três horas. Ele fornece a velocidade média do vento, a velocidade das rajadas, a temperatura, o volume de chuva esperado e a nebulosidade prevista. Os dados cobrem tanto o litoral brasileiro como as represas mais frequentadas por esportistas — além de inúmeros lugares em outros países.
Grátis, em português, para Android e iOS Este aplicativo de edição de imagens feito pelo Google permite que o usuário realize algumas alterações interessantes. Dá, por exemplo, para reajustar o foco de uma imagem, criando o efeito de desfoque no fundo, em que o objeto ou pessoa fica em primeiro plano e o fundo fica borrado. Além disso, há alguns filtros que mudam completamente o visual das suas fotos.
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad O app Rio 2016 é para quem quer acompanhar os preparativos para as Olimpíadas. Com ele, o usuário pode acompanhar o trajeto da Tocha Olímpica. As informações são exibidas em um mapa, que mostra as cidades pelas quais a chama está passando. Ele ainda traz notícias sobre o percurso, nome de quem carregou a Tocha Olímpica, além de fotos dos locais.
Ferramenta que permite navegar visualmente pelo mundo tornou-se peça-chave na investigação de um caso de homicídio em Tajueco, um pequeno município espanhol com apenas 56 habitantes