Tecnologia

Apple lança iPod capaz de exibir vídeos e programas de TV

Tocador de música digital é um dos responsáveis pelo lucro recorde da companhia neste ano e agora será capaz de exibir até 150 horas de vídeo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h22.

A Apple lançou a nova versão do iPod, seu tocador de música digital. Redesenhado, o aparelho agora vem com uma tela colorida de 2,5 polegadas e é capaz de armazenar 150 horas de vídeos, 15 000 canções, ou 25 000 fotos. A versão com 30 GB de memória será vendida, nos Estados Unidos, por 299 dólares. Já o modelo de 60 GB custará 399 dólares. "Milhões de pessoas ao redor do mundo comprarão o novo iPod, por isso, ele se tornará rapidamente o mais popular tocador de música e vídeo portátil da história", afirma o presidente da Apple, Steve Jobs (se você é assinante, leia ainda reportagem de EXAME sobre a carreira de Jobs).

Fabricado nas cores branca e preta, o lançamento é capaz de exibir também seis animações de curta-metragem da Pixar estúdio pertencente a Jobs além de cinco séries de televisão veiculadas pelos canais ABC e Disney, incluindo "Lost" e "Desesperate Housewives", grandes sucessos entre o público americano. Apesar de sua capacidade de armazenamento ter aumentado em 50%, o aparelho agora é 30% mais fino que seu predecessor.

O sucesso do iPod é um dos grandes responsáveis pela virada da Apple, que já chegou a ser apontada como exemplo de empresa inovadora que não consegue manter a liderança dos mercados que cria. Nesta terça-feira (11/10), a companhia anunciou os melhores resultados financeiros de sua história. O ano fiscal encerrado em setembro apresentou uma receita de 13,93 bilhões de dólares 68% maior que a do ano anterior. O lucro líquido, de 1,335 bilhão, representou um salto de 384% na mesma comparação.

Somente no quarto trimestre encerrado em setembro a Apple obteve 3,68 bilhões de dólares em receitas e 430 milhões de dólares de lucro líquido. A margem bruta da companhia subiu de 27%, no mesmo trimestre do ano passado, para 28,1%.

A empresa atribuiu o bom desempenho à evolução da venda de seus produtos. A comercialização de computadores da marca Macintosh cresceu 48% no trimestre, alcançando 1,236 milhão de unidades. O avanço do iPod foi ainda maior: os 6,451 milhões de unidades vendidas representam 220% mais do que no mesmo período de 2004. "Esses números são o resultado direto de nosso foco na inovação e do imenso talento e criatividade da Apple", afirmou Jobs ao americano The Wall Street Journal.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Bônus de R$ 420 mil: entenda como uma fábrica consegue pagar esse valor aos funcionários

IPhones transmitirão por completo um evento esportivo profissional pela primeira vez

Microsoft deixará de enviar SMS para autenticação de usuários

Tablet ou notebook: qual vale mais a pena para trabalhar fora do escritório?