Tecnologia

Microsoft sente pressão do Switch 2 e leva o Xbox para a plataforma ROG Ally

Empresa abandona tese de ter apenas consoles próprios e reformula interface de jogos no Windows em parceria com a Asus

Plano de console portátil próprio foi arquivado: aposta se voltou para melhorar ecossistema do Windows e estreitar parceria com Asus e Lenovo

Plano de console portátil próprio foi arquivado: aposta se voltou para melhorar ecossistema do Windows e estreitar parceria com Asus e Lenovo

Publicado em 9 de junho de 2025 às 12h04.

Pressionada pela ascensão do Switch 2 e pelo domínio do SteamOS no mercado de portáteis, a Microsoft apresentou nesta semana uma nova proposta para levar a experiência Xbox a dispositivos móveis, começando pelo ROG Ally — desenvolvido com a Asus. A empresa reformulou a interface do Windows 11 voltada a jogos, com foco em desempenho, consumo de energia e integração entre plataformas.

A atualização inclui melhorias na Xbox App, que agora unifica jogos de PC, Steam e outras lojas, facilitando o acesso a bibliotecas diversas em um único ambiente. O Game Bar também foi redesenhado com ajustes rápidos de conectividade, interface simplificada e foco em alternância fluida entre jogos e aplicativos.

Além da interface, o sistema foi otimizado para reduzir o uso de memória e bateria, especialmente em momentos de inatividade, um ponto sensível em dispositivos Windows portáteis. A novidade será liberada primeiro nos modelos ROG Ally e Ally X, com previsão de expansão a outros portáteis com Windows 11.

A Microsoft também anunciou o desenvolvimento de um programa semelhante ao Steam Deck Verified, que permitirá identificar quais jogos são otimizados para a nova experiência. A medida visa posicionar os dispositivos Windows como concorrentes viáveis frente ao portátil da Valve, que atualmente domina o setor com sistema próprio e interface adaptada.

Plano de console portátil próprio é arquivado

No final de maio, foi relevado que a Microsoft suspendeu o desenvolvimento de um console portátil próprio da linha Xbox, decidindo focar no aprimoramento da experiência de jogos no Windows 11 e estreitar colaborações com outras fabricantes, como Asus e Lenovo. Toda a divisão responsável pelo projeto teria sido arquivada temporariamente.

Portanto, o anúncio desta semana confirma a estratégia atual da empresa, que busca fortalecer seu ecossistema de jogos e reforçar suas parcerias, defendendo, com isso, sua presença no mercado, especialmente do SteamOS.

Acompanhe tudo sobre:TecnologiaGamesMicrosoftAsusXbox

Mais de Tecnologia

IA do TikTok inaugura um mundo de vídeos realistas — mas sem humanos

Primeira liga comercial de luta entre robôs humanoides estreia na China

Big Techs tentam driblar taxa de Trump para profissionais estrangeiros

Discord vai exigir verificação de idade para liberar conteúdo