Tecnologia

Meta pode pagar você se suas postagens no Threads e Instagram forem boas

A concorrência da Meta com o TikTok tem se expandido muito além dos vídeos; agora, o app testa pagamentos para criadores dos Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul

Spring Bonus vale somente, no momento, para EUA, Japão e Coreia do Sul (Yui Mok/PA/Getty Images)

Spring Bonus vale somente, no momento, para EUA, Japão e Coreia do Sul (Yui Mok/PA/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 4 de abril de 2024 às 10h42.

Numa nova fase de embates contra o TikTok, o Instagram, e seu app derivado Threads, está oferecendo bônus em dinheiro aos criadores de conteúdo que publicam viral nos apps.

Antes, a Meta, de Mark Zuckerberg, pagava aos criadores que enviavam vídeos envolventes, mas agora, o dinheiro também é dado pelo envolvimento em carrosséis de fotos e postagens de fotos de uma única imagem, disse um porta-voz da Meta.

O novo programa "Spring Bonus" ainda está sendo testado e, no momento, é apenas para criadores dos Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul. Qualquer publicação com marcas d'água de uma plataforma de terceiros não é elegível - a Meta obviamente se refere ao TikTok.

Os bônus em dinheiro também estão sendo testados no Threads, outro membro da família Meta, que é um rival direto do X de Elon Musk. O conteúdo envolvente é novamente a principal métrica, mas os criadores também podem ganhar dinheiro com base no número de postagens.

O Threads foi lançado em julho de 2023 e rapidamente acumulou mais de 100 milhões de usuários em sua primeira semana - principalmente porque eles foram transferidos em massa do Instagram. Desde então, o aplicativo teve uma grande queda no número de usuários ativos, mas parece que agora está voltando aos trilhoss.

Provavelmente ajudou o fato das publicações do Threads estarem agora visíveis nas linhas do tempo dos usuários do Facebook. O fato é que a plataforma baseada em texto é atualmente o aplicativo número 1 na Apple App Store e tinha mais de 130 milhões de usuários ativos mensais em fevereiro. Em dezembro, o Threads também foi lançado na União Europeia.

Também há outras maneiras de fazer com que os criadores de conteúdo façam o que as plataformas desejam. O TikTok introduziu recentemente uma nova ferramenta, Search Insights, que fornece dados sobre tópicos de pesquisa de tendências e ajuda os usuários a criar conteúdo que atenda aos requisitos da plataforma para "valor de pesquisa".

A concorrência da Meta com o TikTok tem se expandido muito além dos vídeos. O TikTok tem incentivado os usuários a publicar mais fotos e diz a eles que "as publicações com fotos recebem, em média, 1,9 vezes mais curtidas e 2,9 vezes mais comentários do que os vídeos.

Acompanhe tudo sobre:MetaInstagramTikTok

Mais de Tecnologia

O pedido da Arm que Cristiano Amon, da Qualcomm, chamou de "ultrajante"

Economia de baixa altitude impulsiona carros voadores e GAC lança GOVY AirJet

China conecta projeto Fotovoltaico pioneiro com geração de 6,9 bilhões de kWh anuais

Às vésperas da posse de Trump, TikTok enfrenta embate jurídico para permanecer nos EUA