Tecnologia

Japão cria robô que escolhe apenas morangos maduros

Fabricante japonês de sistemas automatizados de seleção de frutas apresentou um robô coletor que trabalha à noite e é capaz de recolher apenas morangos maduros

Robô coletor recolhendo morangos: robô poderia recolher dois terços dos morangos durante a noite, quando agricultores estão dormindo (AFP)

Robô coletor recolhendo morangos: robô poderia recolher dois terços dos morangos durante a noite, quando agricultores estão dormindo (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de setembro de 2013 às 14h35.

Tóquio - Um fabricante japonês de sistemas automatizados de seleção de frutas apresentou nesta quarta-feira um robô coletor que trabalha à noite e é capaz de recolher apenas morangos maduros.

O imponente autômato de dois metros de altura se desloca sobre raízes e, graças a três câmeras, pode detectar frutas vermelhas e coletá-las com um braço equipado com um instrumento para cortar talhos.

"Calcula a maturidade de um morango a partir da cor, depois de analisá-la com duas câmeras", explicou Mitsutaka Kurita, representante da Shibuya Seiki, empresa situada em Matsuyama (oeste do Japão).

"Graças a duas câmeras, também calcula a distância até o fruto, depois o braço se aproxima do morango que deseja cortar", disse.

A terceira câmera faz a imagem detalhada da fruta em questão para que o robô possa cortar o morango e provocar a queda em um recipiente.

"Este robô poderia recolher dois terços dos morangos durante a noite, quando os agricultores estão dormindo. Ao acordar, teriam apenas que tratar das frutas que o robô descartou", afirmou Kurita.

A coleta de morango exige 70 vezes mais trabalho que a de arroz e duas vezes mais que a de tomates e pepinos, segundo a Organização Nacional de Pesquisa Agroalimentar (NARO), cocriadora do robô.

O robô será comercializado a partir de 2014 por 50.000 dólares.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaÁsiaFrutasJapãoPaíses ricosRobôsRobóticaSaúde e boa formaTrigo

Mais de Tecnologia

Para ser ''mais TikTok'', Instagram prepara app exclusivo e dedicado para Reels

Fabricantes chinesas de celulares apostam no segmento premium para expandir globalmente

Depois da Microsoft, Amazon entra na corrida da computação quântica

Adobe lança aplicativo do Photoshop para iPhone