Tecnologia

Google confirma lançamento do Android 5.0 para 3 de novembro

A data de lançamento para o Android 5.0 Lollipop foi divulgada pelo Google: ela será no dia 3 de novembro

Android 5.0 Lollipop: Google confirmou o dia 3 de novembro como data de lançamento da nova versão do sistema (Divulgação/Google)

Android 5.0 Lollipop: Google confirmou o dia 3 de novembro como data de lançamento da nova versão do sistema (Divulgação/Google)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 22 de outubro de 2014 às 16h12.

São Paulo – O Google oficializou a data de lançamento para a próxima versão do Android. Com o apelido de Lollipop, ela chegará no dia 3 de novembro.

A informação foi enviada em uma nota para desenvolvedores de apps. “Antes que o Android 5.0 esteja disponível para os consumidores no dia 3 de novembro, nós recomendamos que você teste seus apps e publique qualquer atualização necessária na Play Store”, escreveu a empresa a desenvolvedores.

A data é a mesma na qual o Google começará a enviar para os compradores seus dois novos dispositivos Nexus. Eles são um smartphone de 5,9 polegadas, o Nexus 6 (desenvolvido em parceria com a Motorola) e o tablet Nexus 9 (desenvolvido com a HTC).

De acordo com rumores, no mesmo dia o Android Lollipop será disponibilizado para download para os usuários de outros dispositivos da linha Nexus.

Além dos Nexus, outros smartphones e tablets foram confirmados como futuros hospedeiros do Android 5.0.

A Samsung afirmou que o Galaxy S4 e S5 receberão a atualização. Os Galaxy Note 3 e 4 também receberão o novo Android.

A Motorola confirmou que a linha Moto toda receberá a atualização (isso incluiu os modelos X, G e E).

Outras grandes fabricantes ainda não confirmaram a atualização. Mas é quase certo que qualquer smartphone topo de linha à venda no momento receba o Android 5.0 Lollipop em algum momento.

As atualizações para qualquer gadget que não seja da linha Nexus pode demorar semanas ou até meses para ficar disponível para download.

Pirulito

O Google anunciou oficialmente a nova versão do Android na semana passada. Ela será chamada de Lollipop (pirulito, em português). A principal mudança no sistema é a adoção do Material Design, uma nova aparência que busca criar a impressão de um ambiente físico com sombras e sobreposições nos elementos do sistema.

O Google também afirma ter feito melhorias na segurança do sistema. Outros pontos melhorados pela empresa são o sistema de notificações e o aproveitamento da energia armazenada na bateria, dando vida mais longa para cada carga na bateria.

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsCelularesEmpresasEmpresas americanasEmpresas coreanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGalaxyGalaxy S8GoogleHTCIndústria eletroeletrônicaMotorolaNexusSamsungSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

ServiceNow lida com crise e saída de COO em meio a expectativas de balanço positivo

CrowdStrike dá vale-presente de US$ 10 a funcionários que resolveram apagão cibernético

CEO do Spotify confirma que assinatura "deluxe" com áudio de alta fidelidade chegará em breve

CrowdStrike: o bug em mecanismo de segurança que causou o apagão cibernético

Mais na Exame