Tecnologia

Facebook virou TikTok? plataforma atualiza Reels e adota recursos de vídeos curtos

Novidades incluem mais vídeos recentes e bolhas que mostram curtidas de amigos

Publicado em 8 de outubro de 2025 às 05h49.

A Meta anunciou atualizações nos Reels do Facebook, incluindo melhorias no algoritmo de recomendações, que agora identifica mais rapidamente os interesses dos usuários e mostra vídeos mais recentes e relevantes. De acordo com informações do site The Verge, o foco está em aumentar o engajamento e competir com outras plataformas de vídeos curtos, como o TikTok.

Segundo a empresa, a atualização permite que usuários vejam 50% mais Reels de criadores publicados no mesmo dia, aumentando a exposição de conteúdos novos.

Outra novidade são as “bolhas de amigos”, que indicam quando um amigo curtiu um Reels. As bolhas aparecem no canto inferior esquerdo do vídeo e permitem iniciar um bate-papo privado com o usuário para comentar sobre o conteúdo.

A Meta afirma que recursos como esse resgatam elementos centrais da experiência original do Facebook, aproximando usuários e reforçando a interação social na plataforma.

Impacto nos vídeos

O aprimoramento do sistema de classificação de vídeos já resultou em mais de 20% de aumento no tempo gasto em vídeos na plataforma em relação ao ano anterior, segundo o último relatório de lucros da Meta.

Em junho, a empresa anunciou que todos os vídeos do Facebook seriam transformados em Reels e que as restrições de duração desses vídeos seriam eliminadas, permitindo conteúdos mais longos e flexíveis.

Acompanhe tudo sobre:FacebookTikTokRedes sociais

Mais de Tecnologia

Empresa de implantes cerebrais de Musk quer cirurgia 'automatizada' em 2026

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA