Tecnologia

Facebook agora permite que qualquer um faça vídeos ao vivo

Além da liberação do recurso para usuários comuns, o Facebook também lançou uma nova ferramenta que permite a organização de vídeos e imagens


	Ao vivo: o novo recurso irá mostrar em tempo real o número de espectadores, os nomes dos amigos que estão assistindo e os comentários
 (Divulgação/Facebook)

Ao vivo: o novo recurso irá mostrar em tempo real o número de espectadores, os nomes dos amigos que estão assistindo e os comentários (Divulgação/Facebook)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de dezembro de 2015 às 13h21.

São Paulo – Você não precisa mais ser uma celebridade para fazer a transmissão de vídeos ao vivo pelo Facebook. A rede social finalmente liberou a ferramenta para usuários comuns -- quando ela foi lançada, há quatro meses, apenas pessoas famosas tinham acesso. 

Para compartilhar os vídeos em tempo real, é preciso selecionar o ícone de “vídeo ao vivo” na barra de atualização de status. Depois, basta escrever uma descrição e escolher o público que poderá ver a transmissão.

Assim como o Meerkat e o Periscope, apps pioneiros de transmissão de vídeos em tempo real, o novo recurso do Facebook irá mostrar ao vivo o número de espectadores, os nomes dos amigos que estão assistindo e os comentários.

Contudo, diferentemente dos aplicativos citados, a ferramenta da rede social salva os vídeos na linha do tempo para que o usuário possa assistir a eles mais tarde – também é possível apagá-los.

Além de fazer os vídeos, também é possível assistir às transmissões ao vivo dos amigos na linha do tempo. “Enquanto você vê um vídeo ao vivo, você pode tocar no botão 'Inscrever-se' para ser notificado da próxima vez que seu amigo fizer uma transmissão”, diz o comunicado do Facebook.

Por enquanto, a ferramenta está disponível apenas para os usuários de iPhone nos Estados Unidos. Ainda não há previsão para a chegada do recurso no Brasil.

Veja como a transmissão ao vivo funciona no vídeo (em inglês) abaixo:

Colagem de fotos e vídeos

Além da transmissão ao vivo, outra ferramenta relacionada a vídeos foi lançada pelo Facebook: a Colagem. Assim como o próprio nome sugere, o recurso permite que os usuários misturem fotos e vídeos e os organize como em uma colagem.

A ferramenta funciona da seguinte forma: quando a pessoa toca em uma foto, ela verá os momentos recentes do álbum da câmera, organizados com base na data e no local onde a foto foi tirada. “Você pode editar sua colagem adicionando, removendo ou reorganizando as fotos e vídeos que você deseja incluir”, afirma a publicação do Facebook.

Antes de compartilhar, o usuário também pode adicionar um título para a montagem. O novo recurso já está disponível para iPhone nos Estados Unidos e poderá ser utilizado no Android no início do próximo ano, segundo a rede social.

Abaixo, você pode ver como as colagens funcionam:

Para melhorar a experiência de compartilhamento de vídeos e fotos a partir de dispositivos móveis, o Facebook decidiu testar um novo design para seu aplicativo.

Agora, alguns usuários selecionados de iPhone e Android podem clicar em suas linhas do tempo e abrir um menu com opções de compartilhamento. “Isto irá permitir incluir novos recursos de compartilhamento no futuro”, garante a publicação.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetRedes sociaisVídeos

Mais de Tecnologia

Apagão cibernético afetou 8,5 milhões de computadores da Microsoft

Uber apresenta instabilidade no app nesta sexta-feira

Zuckerberg diz que reação de Trump após ser baleado foi uma das cenas mais incríveis que já viu

Companhias aéreas retomam operações após apagão cibernético

Mais na Exame