Tecnologia

Melhor ar-condicionado: conheça alguns modelos para comprar em 2024

Confira a seleção feita pelo Buscapé e descubra qual o melhor ar-condicionado do ano

Ar condicionados: entenda como escolher um para sua casa (Viva Decora/Divulgação)

Ar condicionados: entenda como escolher um para sua casa (Viva Decora/Divulgação)

Buscapé
Buscapé

Plataforma de conteúdo

Publicado em 11 de dezembro de 2023 às 18h00.

Última atualização em 12 de janeiro de 2024 às 15h16.

Como escolher o melhor ar-condicionado para comprar? Hoje em dia existem diferentes modelos e saber qual é o ideal para a sua necessidade pode não ser uma tarefa tão fácil. Para te ajudar nessa missão, fizemos uma lista completa para agradar a todos os gostos e bolsos.

Aqui, você vai encontrar opções de ar-condicionado 9.000 BTUs, 12.000 BTUs e com outras capacidades, modelos portáteis, os de fácil instalação, os mais econômicos, com tecnologia Inverter e muitas outras opções.

Entre os modelos selecionados, temos opções de ar-condicionado split, de janela e portátil, com uma variedade de características e vantagens. Nessa lista, escolhemos opções de marcas como LG, Samsung, Elgin, Midea, Consul e Gree. Continue com a gente e descubra qual é o modelo ideal para a sua casa!

Como escolhemos a lista de melhor ar-condicionado?

A lista do melhor ar-condicionado foi feita pelo time de especialistas do Buscapé, seguindo critérios como o seu custo-benefício e na qualidade reconhecida por nós e pelos usuários. Também é levado em conta os produtos que mais fazem sucesso no site. A lista segue a ordem de relevância, começando pelo mais relevante.

Como escolher o ar condicionado para cada ambiente?

Para escolher o ar-condicionado correto para cada ambiente, devemos levar em conta principalmente a sua capacidade. Mas não é só isso. A incidência de sol e presença de aparelhos eletrônicos também deve ser considerada.

Qual o melhor ar-condicionado?

Como existem diferentes tipos de ar-condicionado, antes de fazer a escolha do melhor modelo de 2024, é importante saber um pouquinho sobre cada um deles. Os mais buscados são os modelos split, mas os de janela e até mesmo os portáteis tem o seu espaço no mercado. Conheça cada um deles a seguir:

Ar-condicionado Split

Se você procura por aparelhos econômicos, que tenham muitas funções para melhorar o ar do ambiente e deixar o clima ainda mais confortável, então modelos de ar-condicionado split vão te atender muito bem.

O que vale levar em consideração ao adquirir esse tipo de produto é que você precisa ter espaço suficiente para encaixar o ar-condicionado. Isso porque ele é composto de duas partes: a que fica  na parte interna (evaporadora), dentro dos quartos e salas, e a externa (condensadora), que pode ficar na varanda ou em um espaço aberto fora do cômodo.

Ar-condicionado de Janela

Para você que não tem espaço em casa para encaixar a condensadora de um aparelho split, então a melhor opção é comprar um ar-condicionado de janela/parede.

Com ele, você só precisa ter um buraco na parede ou na janela para encaixar, de modo que ele fique com a parte de trás para fora da casa ou apartamento. Esse modelo é muito usado em prédios, por exemplo.

Ar-condicionado Portátil

Mas se o que você procura é praticidade, chegou a sua hora. Um ar-condicionado portátil permite, por exemplo, que você assista um filme na sala fresquinha e, na hora de dormir, leve o aparelho para o quarto e espante o calor de lá também.

Vai fazer uma viagem para a praia? Esse modelo de ar-condicionado pode ser um bom companheiro neste momento.

Agora que já conhece os diferentes tipos de aparelho, confira a nossa lista e descubra qual o melhor ar-condicionado de 2024.

Ar-condicionado Split

Para facilitar ainda mais na hora de escolher seu mais novo ar-condicionado, primeiramente vamos relacionar os modelos do tipo Split. Como já mencionamos, eles são modelos econômicos e que permitem deixar o ambiente fresco e agradável.

Ar-condicionado Split LG Dual Inverter Voice Artcool UV Nano

O melhor ar-condicionado Split da nossa lista é o LG Dual Inverter Voice Artcool UV Nano. Ele é o modelo mais moderno da LG e tem como diferencial a filtragem em quatro etapas, com destaque para a tecnologia UV Nano. A tecnologia usa lâmpadas de LED para eliminar até 99,9% dos microrganismos do seu interior.

Possui ainda design moderno e elegante, com display digital que acompanha o consumo de energia. Se destaca ainda pela temperatura ser atingida até 40% mais rápido, e por emitir um baixo nível de ruído. É compatível com Google Assistente e Alexa, para comandar o aparelho por voz. O modelo da melhor marca de ar-condicionado ainda tem dez anos de garantia.

Por que LG Dual Inverter Voice está na lista do melhor ar-condicionado split?

  • Luzes de LED impedem formação de microrganismos no interior
  • Compatível com assistentes virtuais
  • Compressor com 10 anos de garantia
  • Modelo mais moderno da LG

Outras versões do ar-condicionado LG Dual Inverter Voice Artcool UV Nano:

Ar-condicionado Split Samsung WindFree Connect

Mais um excelente modelo na lista do melhor ar-condicionado de 2024, o Samsung Wind Free Connect se destaca pela sua tecnologia exclusiva, que refresca o ambiente sem jatos de vento direcionados. Sua estrutura conta com 23.000 micros saídas de ar, elas conseguem deixar o ambiente agradável bem similar ao ambiente externo.

Outra tecnologia de destaque é a Digital Inverter Ultra, que o deixa até 77% mais econômico que modelos convencionais, além de atingir a temperatura 43% mais rápido. Seu sistema de filtragem poderoso elimina até 99,9% dos microrganismos, com um modo de limpeza interna ativada por controle remoto e sistema de autolimpeza.

O melhor ar-condicionado Samsung tem como outro diferencial o suporte para comando de voz. Assim, ele pode ser controlado através do aplicativo exclusivo da marca, o SmartThings, que pode ser baixado tanto em smartphones Android quanto iOS. Lá você pode inclusive controlar os gastos de energia em tempo real.

Por que Samsung Wind Free está na lista do melhor ar-condicionado split?

  • Compatível com assistentes virtuais
  • Acompanhamento de gastos de energia em tempo real
  • Filtros eliminam até 99,9% dos microrganismos
  • Não emite jatos de vento direcionados

Ar-condicionado Split Midea Save Connect

O último split em nossa lista do melhor ar-condicionado de 2024 é o Springer Midea Xtreme Save Connect. Mais um compatível com assistente virtual, para ser controlado a distância pelo celular, ele tem muitos outros destaques. Tem compressor Inverter, que garante economia de até 60% no modo normal e até 70% na função Eco Noite.

Conta ainda com sistema AR+PURO HD ION, que faz uma filtragem tripla, eliminando até 99,9% dos microrganismos do ar. No demais, tem selo Procel A, função dormir, que deixa a temperatura agradável durante a noite, função Turbo, que aumenta a potência de refrigeração e autolimpeza, que impede a formação de mofo em seu interior.

Por que Midea Save Connect está na lista do melhor ar-condicionado split?

  • Pode ser controlado por voz
  • Funções Dormir, Turbo e Autolimpeza
  • Selo Procel A e compressor Inverter
  • Sistema de tripla filtragem

Ar-condicionado de Janela

Como não tem todo dispõe de espaço para instalar um modelo do tipo Split, o ar-condicionado de janela/ parede é uma opção mais interessante. Confira os modelos em destaque!

Ar-condicionado de Janela Springer Midea Eletrônico

Mais um modelo eletrônico em nossa lista do melhor ar-condicionado, este modelo da Springer Midea de janela está disponível nas capacidades 7.500 e 10.000 BTUs, com ciclo frio e em 127V ou 220V. Seus diferenciais são a presença de controle remoto e o selo Procel A em eficiência energética.

Este Springer Midea tem design compacto possui boas funções, como a Dormir, que ajusta a temperatura durante a noite de forma automática, melhorando o conforto e a economia. Seu sistema de renovação de ar, elimina os odores desagradáveis, melhorando a qualidade do ar, o que é perfeito para os alérgicos.

Por que o Springer Midea Eletrônico é um dos melhores modelos de ar-condicionado?

  • 1 ano de garantia
  • Painel frontal removível
  • Funções e recursos interessantes
  • Tem sistema de renovação do ar

Ar-condicionado de Janela Gree Eletrônico

Mais um modelo de janela na lista do melhor ar-condicionado de 2024, conheça o Gree GJC07BK. Essa opção 7.500 BTUs é mais compacta e indicada para cômodos de até 9m², mas ele também está disponível em versão com 10.000 BTUs. Possui Selo Procel de eficiência energética A, que garante mais economia no consumo de energia do aparelho.

Este ar-condicionado de janela Gree ciclo frio possui desumidificador e funções Timer e Dormir, ideais para garantir uma noite de sono tranquila e agradável. Além disso, o aparelho possui também a função autodiagnóstico, recurso responsável por indicar quando o ar-condicionado precisa passar por alguma manutenção.

Por que o Gree GJC07BK é um dos melhores modelos de ar-condicionado?

  • Função autodiagnóstico
  • Função Dormir, Timer e desumidificador
  • Selo Procel A
  • Versões com 7.500 e 10.000 BTUs

Quantos metros quadrados gela um ar-condicionado de 10.000 BTUs?

Na verdade, um ar-condicionado de 10.000 BTUs pode atender muito bem uma área de aproximadamente 12m². Mas, é importante avaliar se o ambiente recebe a luz solar o dia todo também, já que isso interfere na eficiência do aparelho.

Qual a diferença entre o ar-condicionado normal e inverter?

A diferença está justamente no sistema. O ar-condicionado convencional desliga e liga durante o seu funcionamento. Por outro lado, o modelo Inverter não desliga em nenhum momento. Isso é interessante, uma vez que evita picos de energia e ainda diminui a conta de luz.

Pela Redação do Buscapé

Acompanhe tudo sobre:BuscaPéVarejoCompras

Mais de Tecnologia

Motorola Moto G24 vale a pena? Veja preço, detalhes e ficha técnica

Samsung Galaxy A54 é bom? Veja preço, detalhes e ficha técnica

Samsung Galaxy M35 vale a pena? Veja preço, detalhes e ficha técnica

Samsung Galaxy S23 FE vale a pena? Veja preço, detalhes e ficha técnica

Mais na Exame