Tecnologia

Dubai criará "cidade" sob vidro e com ar-condicionado

O projeto "Shopping do Mundo" pretende criar um espaço de 4,5 km² sob efeito de ar condicionado, apenas no inverno redomas de vidro serão abertas

Shopping do Mundo: espaço de 4,5 km² terá clima controlado (Divulgação)

Shopping do Mundo: espaço de 4,5 km² terá clima controlado (Divulgação)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 8 de julho de 2014 às 13h54.

São Paulo – Investidores em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, vão levar a expressão viver em uma bolha a um novo nível. O plano do Sheikh Mohammed (primeiro-ministro e vice-presidente dos EAU e governador de Dubai) é usar engenharia avançada para construir a primeira cidade com clima controlado do mundo.

O espaço, uma espécia de mini cidade dentro da cidade de Dubai, será completamente envolto por redomas de vidro. Durante o verão, a cidade de Dubai tem temperaturas de cerca de 40 graus Celsius. Para ganhar do calor, um espaço de 4,5 km² ficará sob o efeito de ar-condicionado quase que em tempo integral.

De acordo com o anúncio do projeto, durante o inverno, a redoma será aberta para que o ar possa circular. Mas isso somente acontecerá quando as temperaturas estiverem mais frescas.

O plano é chamado de Shopping do Mundo (Mall of the World, em inglês). Ele será um complexo com ruas inspiradas em cidades como Nova York e Londres.

Ele terá um parque interno, um shopping, cem hotéis e centros de entretenimento para 15 mil pessoas. A expectativa é que o complexo receba 180 milhões de visitantes por ano. Ao todo, serão 7 km de ruas pelas quais as pessoas poderão andar, todas cobertas e climatizadas.

O turismo é uma das chaves da nossa economia e nós queremos fazer dos Emirados Árabes Unidos um destino atraente durante o ano todo, afirmou em um comunicado o Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum.

Em tempos de discussões sobre mudanças climáticas, o projeto parece controverso. Soa como uma maneira de passar por cima do problema do clima.

Os custos do projeto ainda não foram divulgados, assim como qual é a previsão de conclusão para a obra.

Veja abaixo um vídeo de apresentação do projeto:

//www.youtube.com/embed/p-lUp9sUFZw?rel=0

Acompanhe tudo sobre:EuropaReino UnidoMetrópoles globaisEngenhariaLondresNova YorkDubaiEmirados Árabes

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs