Como os concorrentes, o iTV, da Apple, teria acesso a conteúdo da internet e de outros aparelhos de entretenimento doméstico (Guilherme Schasiepen)
Maurício Grego
Publicado em 18 de agosto de 2012 às 15h00.
São Paulo — O iTV, o misterioso televisor no qual Steve Jobs vinha trabalhando antes de morrer, pode estar próximo de virar realidade. A Apple pode apresentar o aparelho algumas semanas depois do anúncio do iPhone 5, previsto para 12 de setembro. É o que diz o analista Peter Misek, da empresa Jefferies.
Um relatório de Misek, citado pelos sites Barron’s e Forbes, afirma que o televisor da maçã já entrou em produção regular e pode ser apresentado ao público em dezembro. O relato vem reforçar outros, que surgiram nos últimos meses. Há cerca de um mês, por exemplo, Gene Munster, analista da empresa Piper Jaffray, afirmou que os componente para o iTV já estavam sendo produzidos na Ásia.
Munster também previu que o aparelho deverá ser anunciado ao final deste ano, com possível início das vendas em 2013. Nesta semana, circulou a notícia de que a Apple vem negociando com empresas de TV a cabo nos Estados Unidos. O empresa da maçã estaria planejando oferecer um receptor de TV a cabo, que pode ser uma evolução do atual Apple TV. Esse dispositivo recebe imagens da internet ou de um computador e envia ao televisor.
Mas Misek e Munster falam de um televisor completo, com tela. É possível que seu lançamento aconteça junto com o de outro esperado produto da Apple, o iPad mini, com tela de 7 polegadas. Segundo Misek, o iPad mini também já está em plena produção. Mas é pouco provável que ele seja anunciado junto com o iPhone 5, em setembro. Assim, o tablet ficaria para uma segunda leva de lançamentos, junto com o iTV.
Steve Jobs
O plano da Apple de lançar um televisor tornou-se conhecido no ano passado com a publicação da biografia de Steve Jobs elaborada por Walter Isaacson. O biógrafo escreveu que o fundador da Apple pensava bastante em como melhorar o televisor. Ele diz que Jobs “queria fazer pelos televisores o que havia feito pelos computadores, players de música e celulares: torná-los simples e elegantes”.
Isaacson cita Jobs dizendo: “Eu gostaria de criar um televisor integrado totalmente fácil de usar. Ele trabalharia em sincronismo perfeito com todos os dispositivos eletrônicos do usuário e com o iCloud”. A ideia de Jobs era que as pessoas não precisassem mais usar meia dúzia de controles remotos cheios de botões para comandar os aparelhos na sala.
“Ele terá a mais simples interface com o usuário que você puder imaginar. Eu finalmente resolvi isso”, disse Jobs. Esta última frase (“I finally cracked it” no original em inglês) é que deu a entender que o iTV estaria muito perto de virar realidade. Talvez não estivesse no final do ano passado, quando saiu a biografia. Mas, agora, os indícios são fortes de que o iTV está a caminho.