Curso de inglês pelo celular já tem 3 milhões de usuários no Brasil

O Kantoo, serviço que envia lições de inglês pelo celular a clientes da Vivo, já supera a marca de 3 milhões de usuário no Brasil
O curso de inglês Kantoo tem opções de envio por SMS, voz, web e aplicativo em Java (Getty Images)
O curso de inglês Kantoo tem opções de envio por SMS, voz, web e aplicativo em Java (Getty Images)
F
Fernando PaivaPublicado em 19/09/2011 às 19:30.

São Paulo -- Os cursos de inglês pelo celular Kantoo, oferecidos pela Vivo, estão próximos de atingir 3 milhões de assinantes ativos. Um ano e meio atrás, quando existia só no formato de aplicativo Java, o serviço tinha apenas 200 mil usuários. O crescimento exponencial aconteceu depois que foram lançadas versões do curso para SMS (Kantoo for All) e portal de voz (Kantoo Voz). Existe ainda a versão em site web, chamada de Kantoo Online, e uma dedicada ao aprendizado de Espanhol, o Kantoo Espanhol, que soma 600 mil alunos atualmente.

Desenvolvido pela empresa israelense La-Mark, o método Kantoo está disponível em outras operadoras do grupo Telefônica em países como Peru, Venezuela, Chile e México, além da Wind, na Itália. No mundo todo são 4,5 milhões de estudantes ativos. O Brasil, portanto, representa cerca de dois terços da base. Os cursos são oferecidos sob o modelo de assinatura semanal, a preços baixos, da ordem de R$ 3 por semana.

Os estudantes ficam, em média, 130 dias em cada curso, o que é um tempo bastante longo para um serviço de assinatura semanal. "As desistências são poucas e o índice de satisfação está acima de 90%", revela o gerente de serviços de valor adicionado (SVA) da Vivo, João Victor Martins. O Kantoo for All consiste no envio de pequenas lições por SMS três vezes por semana para aperfeiçoamento de vocabulário e de gramática em inglês. O Kantoo Voz, por sua vez, dá acesso a um portal de voz onde o estudante escuta episódios de uma áudio-novela, com intervalos para prática da pronúncia.

Novidades

Os próximos passos são a criação do Kantoo for All – Class, um curso que mescla SMS e portal de voz, e do Kantoo Beginners, curso com foco em pessoas sem qualquer conhecimento prévio de inglês. Ambos serão lançados neste ano. O Kantoo Begginers tem como público alvo pessoas que trabalham no setor de serviços, como taxistas e garçons, que precisarão aprender um pouco de inglês para atender aos turistas que virão ao Brasil durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas.