A tela do iPad 3 deverá ter quatro vezes mais pixels que a do tablet atual da Apple (Reprodução)
Maurício Grego
Publicado em 26 de dezembro de 2011 às 15h31.
São Paulo — Não há muitas dúvidas de que a Apple vai apresentar o iPad 3 no primeiro trimestre de 2012. Nesta semana, o noticiário Focus Taiwan cravou uma data para o anúncio do novo tablet: 24 de fevereiro, dia do aniversário de Steve Jobs. O Focus Taiwan cita outra publicação chinesa, o Economic Daily News.
O jornal divulgou que vários fornecedores da Apple avisaram a seus funcionários que não terão folga no Ano Novo Lunar, o mais importante feriado chinês – que, em 2012, cai em 23 de janeiro. O motivo seria um esforço extra para apressar as entregas do iPad 3. O objetivo da Apple seria ter o tablet pronto para o lançamento em 24 de fevereiro.
Entre os fornecedores que cancelaram folgas dos funcionários, segundo o jornal, estão a Catcher, que produz o corpo do iPad 3; a fabricante de baterias Simplo; a indústria de conectores Amer; a Genius, que fornece lentes para a câmera do tablet; e a Foxconn (Hon Hai), que faz a montagem final.
A notícia não é oficial e não há garantia de que seja verdadeira. Mas Apple já apresentou novos produtos no dia 24 de fevereiro antes. Dois exemplos são uma nova versão do browser Safari, em 2009, e uma nova geração dos laptops MacBook Pro, neste ano. Além disso, a versão inicial do iPad foi revelada no dia 27 de fevereiro, data muito próxima da que vem sendo apontada pelos chineses.
A principal novidade do iPad 3 deve ser uma tela do tipo Retina, similar à do iPhone 4 e do 4S. Com a elevada resolução de 2.048 por 1.536 pixels, ela terá quatro vezes mais pixels que a tela do iPad atual. Existe, também, a possibilidade de a Apple oferecer uma conexão 4G LTE para acesso à internet, mas as chances de isso acontecer são pequenas.
Samsung
Outra informação não oficial que tem circulado no mercado é que a Samsung também prepara, em segredo, um novo tablet para ser apresentado em fevereiro. Esse novo modelo teria uma enorme tela de alta resolução de 11,6 polegadas (a do iPad 2 mede 9,7 polegadas). A Apple, então, estaria correndo para lançar o iPad 3 antes que a rival coreana faça o anúncio desse novo Galaxy Tab.