7 novidades em apps para iPhone, iPad e Android - 4/10
Apps para exibir apresentações, avaliar os políticos, digitar, gerenciar senhas, editar fotos, ver vídeos de jogos e fazer compras
Da Redação
Publicado em 4 de outubro de 2014 às 07h36.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h01.
São Paulo -- Confira sete bons apps para smartphones e tablets que testamos nesta semana: SlideShare, Voto a Voto, SwiftKey (nesta foto), LastPass, LensFlare, Fancy e Twitch.
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad O SwiftKey é um teclado inteligente, que monitora o que o usuário escreve e aprende sobre seus hábitos de escrita. Com base nisso, ele sugere palavras para completar a frase e, assim, agilizar a digitação. O SwiftKey é popular entre os usuários de Android. Já no iPhone e no iPad, teclados desse tipo passaram a ser aceitos somente após a atualização para o iOS 8, que também trouxe o teclado preditivo QuickType, da própria Apple. Em nosso teste, tivemos a sensação de que o SwiftKey funciona melhor que o QuickType, oferecendo sugestões de palavras mais corretas.
Grátis, em inglês, para Android, iPhone e na web O site de compartilhamento de apresentações SlideShare acaba de ganhar seu primeiro app para iOS, que vem se juntar à versão para Android, lançada em agosto. Os apps vêm com a marca do LinkedIn, que comprou o SlideShare em 2012. Eles permitem ver suas apresentações e o conteúdo público armazenado lá. Também possibilitam salvar apresentações no smartphone para ver offline. O app para iOS não está otimizado para uso no iPad, mas o site na web funciona bem em tablets.
Grátis, em português, para Android e iPhone O Voto a Voto tem como objetivo auxiliar os eleitores a ficar de olho em seus candidatos. O app é simples e prático. Após as eleições, basta registrar qual foi seu candidato escolhido para os cargos em jogo. Depois disso, é possível consultar notícias e dar sua opinião sobre o trabalho do político — caso ele tenha sido eleito, é claro. O app também fornecerá os contatos oficiais para o caso de o eleitor querer entrar em contato com seu representante.
Grátis (com assinatura paga), em português e inglês, para Android, iPhone/iPad e Windows Phone O LastPass é um dos mais conhecidos gerenciadores de senhas no mercado. Como outros apps do gênero, ele guarda as senhas numa espécie de cofre virtual. Assim, você só precisa decorar a senha mestra que abre o cofre. O LastPass tem seu próprio browser para acesso a sites que exigem senha. Ao usá-lo, a autenticação nos sites é automática. Há também uma área para armazenamento de informações pessoais, que ficam criptografadas. Pode-se usar o app gratuitamente por duas semanas. Depois, pagam-se 11,99 dólares por ano.
1,99 dólar (temporariamente grátis), em inglês, para iPhone Lens Flare é um ótimo app para quem gosta de brincar com efeitos visuais em fotos. Sua função básica é acrescentar, à imagem, brilhos que normalmente são produzidos pela reflexão da luz nas lentes – o chamado “flare”. O app oferece 96 efeitos desse tipo e permite empilhar vários deles em camadas. Também tem 16 filtros fotográficos (similares aos filtros físicos) e 16 texturas que podem ser aplicadas às imagens. A qualidade dos efeitos é muito boa. O app ainda inclui alguns ajustes básicos e uma ferramenta para recorte das imagens.
Grátis, em inglês, para Android, iPhone/iPad e na web O Twitch é uma espécie de YouTube para jogos digitais. Fenômeno de audiência na internet, ele foi notícia em agosto, quando foi comprado pela Amazon por quase 1 bilhão de dólares. Os apps permitem ver alguns dos melhores jogadores do planeta em ação e aprender com eles. Há canais dedicados a dezenas de jogos, incluindo League of Legends, FIFA 15, Minecraft e Clash of Clans. Você também pode trocar mensagens com outros usuários e compartilhar seus próprios jogos. O app pode até ser configurado para avisar quando começar uma determinada transmissão ao vivo.
Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e Windows Phone O Fancy funciona como uma loja onde os itens nas prateleiras virtuais são escolhidos pelos usuários. Há, nele, roupas, calçados, peças de decoração, aparelhos eletrônicos e outros objetos. Eles estão à venda no próprio app, mas são enviados do exterior (o que significa que há cobrança de frete internacional e pode haver imposto de importação). Cada pessoa pode assinalar (“fancy”) os itens que achar interessantes, montando um catálogo pessoal com eles.