6 novidades em apps para iPhone, iPad e Android - 22/2
Apps para fotografar grupos, aproveitar o tempo no aeroporto, fazer perguntas, ter filhos (ou evitá-los), transmitir vídeo e digitalizar documentos
Maurício Grego
Publicado em 22 de fevereiro de 2014 às 07h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h17.
São Paulo -- Nossa seleção de apps da semana começa com o inovador groopic, que coloca o fotógrafo nas fotos em grupo (nesta imagem). Testamos também o Aeroperto, para viajantes; o Jelly, que permite buscar respostas para dúvidas; o Glow, que ajuda casais a ter ou a evitar filhos; o Ustream, para transmissão de vídeo ao vivo; e o Scanner Pro, um ótimo digitalizador de documentos.
0,99 dólar (teste grátis), em português, para Android e iPhone/iPad O groopic tenta resolver um problema clássico das fotos em grupo: a ausência do fotógrafo nelas. Para usá-lo, deve-se fotografar a cena duas vezes, com fotógrafos diferentes. O app ajuda no enquadramento. O groopic funde as imagens e inclui todos na foto final. Desde que as pessoas não se mexam, a colagem fica quase imperceptível. O app pode ser instalado gratuitamente, mas é preciso pagar 0,99 dólar para ter acesso às fotos feitas com ele.
Grátis, em português, para Android e iPhone Para quem viaja muito de avião, uma das coisas mais chatas são as esperas no aeroporto. O Aeroperto, da Infraero, informa ao viajante sobre coisas que ele pode fazer enquanto aguarda a hora do voo. Ele lista bares, restaurantes e atrações turísticas em torno de aeroportos brasileiros. Em alguns casos, podem-se ver avaliações do site TripAdvisor.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone O Jelly traz a assinatura de Biz Stone, um dos fundadores do Twitter. Ele é parecido com serviços como o Yahoo! Respostas. O usuário envia perguntas acompanhadas de fotos e os amigos respondem. Mark Zuckerberg, por exemplo, usou o Jelly para pedir informações sobre uma aranha que encontrou em casa. O app é interessante, mas é bom notar que, por enquanto, praticamente não há conteúdo brasileiro nele.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone O Glow (chamdo “Glow - Period, fertility, ovulation tracker” no iOS) foi criado inicialmente para ajudar casais que desejam ter filhos. Na versão mais recente, ele passou a funcionar também para quem quer evitar a gravidez. O app monta um calendário com os períodos de ovulação da mulher com base na temperatura corporal dela e em outros dados.
Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e outras plataformas O Ustream possibilita transmitir vídeo ao vivo pela internet. Com ele, você pode criar sua própria emissora de TV na web. O app também permite assistir a transmissões de muitos países. Em nosso teste, ele funcionou bem numa rede Wi-Fi doméstica. Já usando a rede celular 3G houve falhas na transmissão. Além do serviço gratuito, que exibe anúncios junto com o vídeo, há planos pagos voltados principalmente para empresas.
2,99 dólares, em português, para iPhone/iPad O Scanner Pro é um dos melhores apps que já testamos para digitalizar documentos usando a câmera do iPhone ou do iPad. Ele recorta e endireita a imagem; e permite ajustar contraste e luminosidade, além de escolher entre preto e branco, tons de cinza e cores. O documento é salvo em formato PDF ou JPEG. Depois, pode ser aberto em outros apps ou enviado a serviços como Dropbox e Evernote.