6 novidades em apps para iPhone, iPad e Android - 19/10
Apps para conhecer obras de arte, entrar em forma, editar fotos, jogar na loteria, obter descontos em lojas e ensinar crianças a gerenciar dinheiro
Maurício Grego
Publicado em 19 de outubro de 2013 às 07h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h25.
São Paulo -- Abrimos a galeria de apps da semana com o ótimo Touch Van Gogh, do Museu Van Gogh de Amsterdã. Testamos também o 7 Minute Workout; o editor de imagens Fotor; o Viva Cupom, que oferece descontos em compras; e o Loterias Caixa. Esses cinco apps estão disponíveis para Android e iOS. Fechamos a lista com o Dinorama, um excelente jogo para iPhone e iPad que ensina às crianças sobre finanças.
Grátis, em inglês, para tablets com Android e iPad Touch Van Gogh, lançado há duas semanas pelo Museu Van Gogh de Amsterdã, é um app para tablets imperdível para quem gosta de arte. Ele permite dar um mergulho nas telas do artista holandês. Pode-se ver o contexto em que o quadro foi pintado, descobrir detalhes encobertos por restaurações e observar as cores originais, desbotadas com o tempo. Por enquanto, o app oferece três pinturas: “O Quarto de Dormir”, “O Jardim de Daubigny” e “Vista do Apartamento de Theo”. Mais 12 devem ser acrescentadas nos próximos 24 meses.
Grátis, em inglês, para Android, iPhone e PCs O Fotor é um editor de imagens sem complicações. Ele tem efeitos visuais e ferramentas para recorte e rotação de imagens. Permite reunir várias fotos numa colagem e compartilhá-las em redes sociais. Oferece, ainda, um efeito do tipo “tilt/shift”. Filtros adicionais e bordas são vendidos em pacotes que custam desde 0,99 dólar. O Fotor funciona bem e é agradável de usar. Mas tem dois pontos negativos. Primeiro, ele só trabalha na posição retrato. Segundo, permite aplicar alguns efeitos pagos à foto e só avisa que é preciso pagar na hora de salvar o arquivo.
Grátis, em português, para Android e iPhone O Viva Cupom distribui cupons de desconto para uso em lojas, restaurantes e prestadores de serviços. As ofertas podem ser vistas agrupadas por categoria ou num mapa. Se a promoção for de uma loja online, o app leva ao site para a compra. No caso de lojas físicas, o usuário recebe um código que deve ser fornecido na hora da compra. É bom ler com atenção as condições, já que algumas ofertas têm restrições que as tornam muito menos atraentes do que parecem à primeira vista.
Grátis, em português, para Android e iPhone O app oficial da Caixa Econômica Federal traz informações sobre as loterias do banco estatal e resultados dos sorteios, além de detalhes sobre como apostar em cada uma das loterias. Também permite localizar casas lotéricas próximas, mas essa função não funcionou em nosso teste (estávamos em São Paulo, mas o app indicava lotéricas em Pernambuco). E não se podem fazer apostas pelo smartphone. É preciso ir até uma lotérica para isso.
Grátis, em inglês, para iPhone/iPad Se você quer entrar em forma mas não tem tempo para exercícios tradicionais, este app é para você. Ele mostra uma série de 12 exercícios de alta intensidade que não exigem aparelhos. São 30 segundos por exercício, com pausas de 10 segundos entre eles, totalizando 7 minutos. Além de ilustrações e textos explicativos, há alertas sonoros que indicam quando iniciar e parar cada exercício. Por 1,99 dólar, pode-se migrar para o modo Pro, com mais exercícios e registro de atividades. Embora a App Store liste o português como um dos idiomas, o app está em inglês. Existe um app homônimo (que não testamos) para Android, de outra empresa.
2,99 dólares (grátis por tempo limitado), em inglês, para iPhone/iPad O excelente joguinho educativo Dinorama entretém crianças de 7 anos ou mais enquanto ensina como gerenciar tempo e dinheiro. O objetivo é montar um zoológico de dinossauros e lucrar com ele. O jogador deve alimentar os animais, contratar funcionários, manter o local em ordem e adquirir novas atrações e equipamentos. Também deve conservar uma reserva financeira para imprevistos, como tempestades. Há até um banco em que a criança pode investir para receber rendimentos. O único ponto negativo é que, apesar de a App Store listar o português entre os idiomas, o jogo é em inglês.
Mais lidas
Mais de Tecnologia
Mais na Exame
Inteligência ArtificialNovo modelo de IA da OpenAI impressiona, mas consome até US$ 1 mil por tarefa
Future of MoneyPor que Hong Kong se transformou em um hub de criptomoedas?