6 novidades em apps para iPhone, iPad e Android - 15/2
Apps para dormir melhor, fazer autorretratos, organizar-se, desenvolver software, gerenciar o próprio dinheiro e divertir-se no Carnaval
Maurício Grego
Publicado em 15 de fevereiro de 2014 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h17.
São Paulo -- Nossa galeria de apps da semana está de volta. Testamos o SleepBot, que ajuda a dormir melhor (nesta imagem); o assistente pessoal EasilyDo; o CarnaUOL, para aproveitar o Carnaval; o Codeanywhere, para criar aplicativos e sites; e o gerenciador de finanças pessoais Mais Dinheiro. Também analisamos a nova edição do inovador app de fotografia FrontBack.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone O SleepBot pode ajudá-lo a melhorar a qualidade do sono. Além de registrar o tempo de repouso, ele acompanha os movimentos noturnos e grava sons como roncos, que podem ser ouvidos depois. Também pode despertá-lo num momento de sono mais leve, o que, ao menos na teoria, deve tornar mais fácil levantar-se da cama e entrar em ação (mas não notamos muita diferença em nosso teste).
Grátis, em português, para Android e iPhone EasilyDo é um assistente pessoal polivalente que lembra um pouco o Google Now. Ele gerencia e-mail, compromissos, contatos, viagens e até contas a pagar, emitindo alertas ao longo do dia. Para isso, o EasilyDo usa dados do Facebook, do LinkedIn, das mensagens recebidas e do próprio smartphone. São muitas funções num app inovador mas que, às vezes, é um pouco confuso.
Grátis, em português, para Android e iPhone Para quem pretende se divertir no Carnaval de rua, o app do portal UOL traz dados sobre mais de 400 blocos carnavalescos do Rio e de São Paulo. Ele informa a data e o local de saída dos blocos e permite configurar alertas avisando quando vão passar. Também tem os habituais recursos de compartilhamento nas redes sociais. O UOL promete ir atualizando as informações à medida que o Carnaval se aproxima.
Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e outras plataformas O Codeanywhere permite desenvolver aplicativos e sites da web num tablet, smartphone ou PC com acesso à internet. O app tem um editor de texto que usa cores para destacar a sintaxe do código e inclui um teclado com sinais gráficos usados em programação. Há também uma função para transferir arquivos via FTP, além de acesso aos serviços Dropbox e GitHub.
Grátis, em português, para iPhone O FrontBack, app para autorretratos que testamos no ano passado, ganhou novos recursos nesta semana. Ele registra duas imagens, uma com a câmera frontal do iPhone e outra com a traseira, e exibe as duas juntas. A principal novidade é um temporizador que capta a segunda imagem automaticamente. Há também novos recursos de rede social. Além disso, o app está, agora, disponível em português.
4,99 dólares, em português, para iPhone O gerenciador de finanças pessoais Mais Dinheiro foi criado por brasileiros com a proposta de ajudar tanto quem quer se livrar de dívidas como quem quer juntar o primeiro milhão. É um app simples que permite registrar receitas e despesas (o que requer certa disciplina) e ver o saldo do mês. E é só. Não há gerenciamento de investimentos, por exemplo. O app funciona bem mas, por 4,99 dólares, deveria oferecer mais recursos.