6 apps para fazer a bateria do smartphone durar mais
Veja os aplicativos que ajudam a minimizar um dos principais problemas dos smartphones, a curta duração da carga
Da Redação
Publicado em 29 de março de 2013 às 10h48.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h40.
São Paulo - A bateria dos smartphones é uma das grandes reclamações de boa parte dos usuários. Por mais que tenham evoluído bastante nos últimos meses e anos, elas ainda não chegam aos pés das baterias de aparelhos antigos.Mesmo assim, existem vários aplicativos que ajudam a aumentar a duração da carga. Enquanto uns simplesmente monitoram o uso dela, mostrando o que está consumindo mais e indicando o que você deve ou não fechar, outros até permitem criar perfis de economia de bateria, que desligam recursos automaticamente quando ela está abaixo de um limite.Veja na galeria de fotos alguns desses aplicativos, gratuitos e com versões para Android e iOS. E, no final, confira uma dica para aumentar a duração da carga de aparelhos com Windows Phone.
Presente no Android e no iOS em versões gratuitas, o Battery Doctor monitora o uso da bateria e ainda otimiza o uso dela. Logo na tela inicial, você pode conferir a quantidade de carga e quanto tempo a bateria ainda tem de “vida”. Embaixo, há uma série de botões para desativar determinadas funções do aparelho e o quanto isso vai ajudar a melhorar o uso da carga. Ativando ou desativando-as, o contador da parte de cima é alterado em tempo real. Em Mode, ficam as funções mais interessantes do Battery Doctor: os Saver Moders. O Extrem Mode, quando ativado, desabilita todas as funções do celular, exceto ligações e SMS. O Clock Mode, por sua vez, é ainda mais drástico e deixa apenas o relógio ligado, sendo bem útil para a noite, quando você vai dormir. Por fim, o Custom Mode é personalizável, permitindo definir desde o brilho d tela até a vibração do aparelho.
O JuiceDefender, para Android apresenta uma interface bem mais confusa que a do Battery Doctor, mas a quantidade de recursos é invejável. Logo na aba Status, você escolhe um dos perfis disponíveis (apenas três podem ser usados na versão gratuita do app). Cada um desativa determinados recursos, sendo o “Agressivo” mais útil quando a carga está baixa e o “Balanceado” recomendando para uso normal, por exemplo. Mas o mais interessante do JuiceDefender é o perfil “Personalizar”. Ele permite que você defina cada recurso que continuará ativo ou será desativado e até mesmo intervalos para que eles sejam religados. O grande problema é que a versão gratuita do aplicativo é bem limitada. Para ter acesso às funções mais interessantes, é preciso adquirir as edições paga.
Mais bonito que o anterior e também com bons recursos, o Battery Widget Reborn, para Android, mostra logo na tela inicial algumas informações básicas. O círculo central exibe a carga da bateria, e embaixo dele ficam dados como a temperatura dela e quanto tempo ela ainda vai durar baseada no uso atual. Na mesma tela, há ainda alguns botões para desligar alguns recursos do telefone, como Wi-Fi, Bluetooth e transmissão de dados. Arrastando a tela para a esquerda, você pode ver um gráfico de uso da bateria, que mostra a curva de descarregamento dela. O battery Widget Reborn ainda apresenta um Modo Noite, que pode desabilitar funções do smartphone automaticamente. É só definir o horário pelo qual ele ficará ativo – da meia-noite às 6h da manhã, por exemplo – e agendar.
Com funções mais avançadas, o BetterBatteryStats monitora o uso da bateria do aparelho Android em que está instalado. Bem complexo, ele mostra todo e qualquer processo que está consumindo a carga e quanto dela ele está usando. O aplicativo divide tudo em categorias: em Network, por exemplo, você verá o uso da bateria feito pela rede do telefone, por exemplo. Se bem analisado, os dados do BetterBatteryStats podem ajudar você a descobrir o que mais está acabando com a carga do telefone. No entanto, para fornecer informações precisas, o aplicativo precisa antes fazer uma análise completa da velocidade de “descarregamento” do aparelho. O app é pago na Play Store, mas pode ser baixado como APK pelo link do Downloads INFO.
Para iOS, o Battery Life Pro All-IN-1 monitora o uso da bateria dos iPhones, iPads e iPods Touch e traz algumas dicas para otimizar o uso dela. Na parte superior da tela, você pode ver de sete formas diferentes a carga atual da bateria do aparelho. Embaixo, o aplicativo indica o tempo que o dispositivo ainda vai “sobreviver” em várias situações diferentes, como quando o iPhone estiver em estado de espera, quando estiver navegando na internet com Wi-Fi e mais. Entre outros recursos, o Battery Life Pro ainda mostra quais os processos que estão em execução e consumindo a bateria do aparelho. Além disso, ainda cria logs que mostra o histórico de carregamento e descarregamento do aparelho.
O ícone da bateria do Android pode enganar ao não apresentar de maneira clara o total de bateria. O Only Battery Widget é mais preciso nessa tarefa. Quando o aparelho está desplugado da tomada ou de uma interface USB, o programa informa o volume da bateria e estima o tempo restante de uso. Quando o smartphone está sendo alimentado, ele informa o tempo que levará até atingir a carga completa. Essas informações estão disponíveis tanto no programa como no widget que deve ser instalado para que ofereça todas as suas funcionalidades. O programa ainda faz um checkup da bateria, fornecendo informações como sua situação no momento (em carga ou não), como está sendo feita a alimentação, as condições do item, a voltagem, a temperatura e a tecnologia.
O Windows Phone não conta com aplicativos que desativam recursos automaticamente. No entanto, há uma função nativa dele que permite fazer algo parecido: o "Economia de bateria". Para acessá-lo, basta clicar em "Configurações" e, em "Sistema", selecionar "Economia de bateria". Marque então a primeira opção, para sempre ativar a função quando a carga estiver baixa. O recurso desliga as conexões de dados móveis e Wi-Fi, ativando-as apenas manualmente. Ele também torna possível apenas fazer ligações e enviar e receber SMS.