Tecnologia

5 tendências tecnológicas para 2026 que empresas e profissionais devem se preparar

Empresas devem usar IA para aumentar eficiência e criar soluções com impacto real

Agentes de IA assumem tarefas complexas e decisões estratégicas, e liberam tempo para foco humano (Getty Images). (Getty Images)

Agentes de IA assumem tarefas complexas e decisões estratégicas, e liberam tempo para foco humano (Getty Images). (Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 30 de setembro de 2025 às 20h24.

A IA lidera a agenda de inovações, mas outras tecnologias também terão impacto relevante no próximo ano. Compreender como cada força transforma negócios e a sociedade será importante para impulsionar a competitividade e resiliência.

1. Disrupção da IA: da reação à reinvenção

Em 2026, a expectativa é que o foco mude de apenas reagir à IA para reinventar processos e modelos de negócio. Setores como saúde, marketing e educação devem implementar soluções comprovadas que melhorem eficiência e resultados reais, aproveitando a IA para reduzir tarefas repetitivas e aumentar produtividade.

2. Revolução dos agentes inteligentes

Agentes de IA vão além de gerar conteúdo e responder perguntas. Eles tomarão decisões e executarão tarefas complexas em nome de pessoas e empresas. Aplicações incluem automação de processos corporativos, gerenciamento de agendas familiares e apoio a decisões estratégicas.

Quer conhecer os caminhos profissionais na área de IA? Esse treinamento introdutório de quatro aulas mostra as possibilidades por apenas R$ 37

3. Computação quântica útil

A computação quântica permite cálculos milhões de vezes mais rápidos que computadores clássicos. A expectativa é que seu impacto será visível em finanças, logística e desenvolvimento de medicamentos, principalmente para otimizar investimentos, cadeias de suprimentos e ensaios clínicos.

4. Crise energética da tecnologia

Data centers representaram 4% do consumo global de energia em 2024, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), e a previsão é que este número dobre até 2030. O foco será energia renovável, células de hidrogênio, biocombustíveis e reatores nucleares modulares, garantindo que a tecnologia cresça de forma sustentável e resiliente.

5. O fator humano

A tecnologia avança, mas habilidades humanas como empatia, ética, liderança e criatividade serão cada vez mais valorizadas. Entre as competência em destaque, reskilling e upskilling serão chave para evitar que a força de trabalho se torne obsoleta, enquanto empresas lidam com riscos como a necessidade de atualização.

O próximo ano exigirá que líderes, inovadores e profissionais equilibrem tecnologia e humanidade. Compreender essas cinco forças permitirá que IA e outras tecnologias ampliem criatividade, eficiência e progresso sem sobrecarregar pessoas ou organizações.

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de 3 horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA
  • Principais formas de atuação do especialista em IA
  • Como construir um plano de carreira prático

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialTendênciasTecnologia

Mais de Tecnologia

Samsung aposta em modelo com três telas para crescer nos dobráveis

As big techs que devem despontar ainda mais na bolsa em dezembro

Netflix restringe função de transmissão do celular para a TV

Ações da Airbus cairam 10% desde que falhas de fabricação foram reveladas