Exame Logo

40 apps para ser um empreendedor de sucesso

Uma seleção de apps para iPhone, iPad e Android testados por EXAME.com que podem ajudar a melhorar sua produtividade e acelerar seus negócios

Apps para vencer (PlaceIt / EXAME.com)

Maurício Grego

Publicado em 17 de outubro de 2013 às 15h29.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h25.

São Paulo -- Listamos, aqui, 40 apps para Android, iPhone e iPad que podem ajudar empreendedores e executivos a ser bem sucedidos nos negócios. Muitos são aplicativos de produtividade, mas há também alguns voltados para comunicação, organização e até uso profissional de redes sociais. Todos foram testados por EXAME.com. Confira.
  • 2. Elevatr

    2 /36(EXAME.com)

  • Veja também

    Grátis, em inglês, para iPhone Quer montar sua própria empresa e ficar bilionário? O Elevatr pode ser um começo. Esse app de anotações tem foco na elaboração de planos de negócios. Nele, o empreendedor registra ideias, projetos e dados do mercado. As informações sobre cada plano são organizadas em seções, que se dividem em diversos subtópicos. Assim, fica fácil lembrar dos muitos detalhes a serem considerados no projeto.
  • 3. Franquias

    3 /36(Reprodução)

  • Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad Como o nome sugere, o Franquias é um guia de bolso para quem pretende montar uma empresa pelo sistema de franquia. O app lista mais de 500 opções em 18 categorias como alimentação, serviços automotivos, cosméticos e escolas de idiomas. Estão lá marcas conhecidas como Habib’s, Fisk, McDonald’s e Chilli Beans. Para cada uma delas, o aplicativo informa a taxa de franquia e o investimento necessário, além de fornecer uma descrição sucinta e os contatos do franqueador. O app é útil para ter uma ideia das opções disponíveis. Mas quem for mesmo investir numa franquia vai ter, é claro, de buscar mais informações em outras fontes.
  • 4. CloudOn

    4 /36(Reprodução)

    Grátis, em inglês, para Android e iPhone/iPad O CloudOn é um serviço que permite abrir e editar textos, planilhas e apresentações do Microsoft Office usando aplicativos na nuvem. O app trabalha integrado aos serviços Dropbox, Google Drive e Box, onde os documentos ficam armazenados. Embora ofereça as funções dos aplicativos Word, Excel e PowerPoint, o app tem duas limitações decorrentes da maneira como trabalha. Primeiro, nada funciona sem acesso à internet. Segundo, como todas as operações são executadas à distância, ele é um tanto lento.
  • 5. Quickoffice

    5 /36(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad O Quickoffice, pacote de aplicativos de escritório do Google, permite editar textos, planilhas e apresentações nos formatos do Microsoft Office. Para usá-lo, é preciso identificar-se com uma conta do Google. O Quickoffice vale o download, mas é bom notar que ele oferece apenas recursos muito básicos de edição.
  • 6. Quip

    6 /36(Divulgação)

    Grátis, em inglês, para iPhone/iPad, Android (beta) e na web O Quip é um editor de textos simples e inovador. Ele cria documentos que se ajustam automaticamente ao tamanho da tela onde são vistos. Pode ser usado offline e sincroniza arquivos entre diversos dispositivos. Também inclui um recurso de bate-papo que permite compartilhar os textos. O app f oi lançado neste ano e ainda deve evoluir bastante. A versão para Android não está 100% pronta, mas já pode ser baixada.
  • 7. Evernote

    7 /36(Divulgação)

    Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e outras plataformas O Evernote é o mais conhecido app para anotações e gerenciamento de informações em smartphones e tablets. Ele tem funções para criar notas, fotografar e digitalizar anotações em papel. Também tem diversos modos de visualização das notas. Como padrão, o app armazena as informações apenas na nuvem. Por 90 reais anuais, pode-se contratar a opção Premium, que permite replicar o conteúdo localmente, para acesso offline.
  • 8. Simplenote

    8 /36(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e web Simplenote é um app de anotações dos mesmos autores do servidor de blogs Wordpress. Ele sincroniza notas entre diferentes dispositivos e mantém cópias delas na nuvem. Também permite compartilhar as notas com outras pessoas e enviá-las via Twitter, e-mail ou mensagem de texto. E é só. Não é possível incluir imagens nos documentos e nem formatar o texto de forma mais elaborada. Como o nome sugere, o Simplenote é muito simples.
  • 9. Prezi

    9 /36(EXAME.com)

    Grátis, em português, para iPad e web O Prezi é um editor de apresentações muito diferente do tradicional PowerPoint. Em vez de gerar uma sucessão de slides, ele cria uma imagem inicial que já contém miniaturas das demais. Na hora de apresentar, navega-se pela imagem usando efeitos de zoom e deslocamento. A conta gratuita permite criar apresentações públicas que ficam visíveis na web. Por 59 dólares anuais, obtêm-se mais espaço na nuvem e a opção de manter as produções privadas. Além do app para iPad, há um visualizador para iPhone.
  • 10. SlideShark

    10 /36(Reprodução)

    Grátis, em inglês, para iPhone/iPad O SlideShark é um prático app para quem quer exibir, no iPad ou no iPhone, apresentações criadas no PowerPoint e em outros aplicativos compatíveis. Conectando-se o tablet a um projetor ou televisor (via adaptador HDMI ou AirPlay) podem-se exibir as imagens numa tela grande. Os arquivos são armazenados na nuvem. Cada usuário tem direito a 100 megabytes de espaço gratuito para suas apresentações. Pagando uma taxa anual a partir de 49 dólares, pode-se ampliar o espaço ou liberar o acesso a outras pessoas.
  • 11. Pocket

    11 /36(Reprodução)

    Grátis, em inglês, para Android e iPhone/iPad Você encontrou um artigo interessante na web e quer guardá-lo no iPad para ler depois, num lugar onde não há acesso à internet? Essa é a proposta do Pocket (antes chamado Read It Later). Ele é compatível com apps como Flipboard, Twitter, Pulse e Chrome, permitindo salvar textos, fotos e vídeos de dentro deles. O usuário também pode mandar o link da página a ser armazenada por e-mail, usar um “bookmarklet” no browser ou salvar o conteúdo num PC para ler depois no tablet.
  • 12. Readability

    12 /36(EXAME.com)

    Grátis, em inglês, para Android, iPhone/iPad Com o Pocket, o Readability permite guardar textos que você encontra na web para ler depois, mesmo sem acesso à internet. Os textos são apresentados num formato simplificado, sem menus de navegação, o que facilita a leitura. O usuário pode ajustar a fonte de caracteres e outros detalhes. É possível, ainda, compartilhar artigos em redes sociais e rotulá-los para facilitar a localização. Além dos apps, há uma extensão para o navegador Chrome que permite enviar textos para o Readability.
  • 13. Documents by Readdle

    13 /36(EXAME.com)

    Grátis, em português, para iPhone/iPad Documents by Readdle é um visualizador de arquivos com múltiplas utilidades. Ele permite ver documentos do Microsoft Office, fazer anotações em páginas PDF, exibir fotos e filmes e tocar música, além de compactar e descompactar arquivos zip. Os arquivos podem vir de serviços na nuvem (Dropbox, iCloud, Google Drive e outros), de um PC ou de outros apps no tablet ou smartphone.
  • 14. GroupMe

    14 /36(Divulgação)

    Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e outras plataformas O GroupMe, da Microsoft, é uma ótima ferramenta para manter contato com uma equipe de trabalho. Ele permite trocar mensagens com todo o grupo numa só operação. O app usa tanto a internet como o SMS para envio das mensagens. Assim, até pessoas que têm celulares simples podem ser incluídas no grupo. E ainda há recursos para compartilhamento de fotos e localização.
  • 15. TigerText

    15 /36(Divulgação)

    Grátis, em inglês, para Android e iPhone/iPad O TigerText tem certa semelhança com o SnapChat, mas oferece recursos voltados para uso profissional. Com ele, você pode enviar mensagens, fotos, vídeos e documentos. Ele avisa quando o conteúdo é lido; permite recuperar uma mensagem enviada; e possibilita definir um tempo de vida após o qual ela é destruída. Você pode, inclusive, usar o TigerText para enviar conteúdo a pessoas que não têm o app instalado.
  • 16. Asana

    16 /36(Divulgação)

    Grátis, em inglês, para Android, iPhone e web O Asana é um gerenciador de projetos para grupos de trabalho. Com ele, cria-se uma lista de tarefas para o grupo. Pode-se atribuir cada tarefa a uma pessoa e estabelecer o prazo de conclusão, além de anexar informações adicionais. Cada um, então, faz sua parte e verifica o andamento do projeto, além de trocar mensagens com os demais. O uso é grátis para grupos de até 15 participantes. Um óbvio ponto fraco é que o app não funciona offline.
  • 17. Project Reno

    17 /36(EXAME.com)

    0,99 dólar (grátis por tempo limitado), em português, para iPhone Project Reno é um gerenciador de projetos para quem vai construir, reformar ou redecorar uma casa, escritório ou espaço comercial. Pode ser útil para arquitetos, engenheiros, decoradores e donos de imóveis. No app, pode-se descrever um projeto, detalhar suas etapas, listar fornecedores, gerenciar prazos e contabilizar custos. O usuário ainda pode acrescentar fotos às descrições e compartilhar dados com outras pessoas.
  • 18. Todoist

    18 /36(EXAME.com)

    Grátis, em inglês, para Android, iPhone/iPad e outras plataformas O Todoist é um gerenciador de tarefas bastante completo. Nele, é possível definir prazos e prioridades, que são identificadas por cores na lista de tarefas. Os itens podem ser agrupados em projetos e subprojetos. O Todoist está disponível para diversas plataformas e sincroniza dados entre elas. Por 29 dólares anuais, pode-se contratar uma conta premium com recursos extras como avisos via SMS e e-mail. Uma coisa chata é que os recursos da versão paga aparecem na gratuita, embora não funcionem nela.
  • 19. Wunderlist Pro

    19 /36(EXAME.com)

    Grátis, em português, para iPhone/iPad, Android e outras plataformas O Wunderlist é um gerenciador de tarefas que funciona em diversas plataformas e sincroniza dados entre elas. Alguém pode registrar uma tarefa num smartphone com Android e vê-la, depois, num PC com Windows, Mac ou iPad, por exemplo. O app também permite associar anotações às tarefas e compartilhar listas com um grupo de trabalho. A versão Pro (4,99 dólares por mês) ainda permite distribuir tarefas ao grupo e discuti-las usando um recurso de bate-papo por texto.
  • 20. XE Currency

    20 /36(EXAME.com)

    Grátis, em inglês, para iPhone/iPad, Android e outros O XE Currency é um conversor de moedas prático e completo. O usuário seleciona uma moeda de referência que fica sempre em destaque no alto. Também escolhe as outras moedas que vão aparecer abaixo, o número de casas decimais, a frequência de atualização das cotações e outros detalhes. O app ainda mostra gráficos com a evolução das taxas de câmbio.
  • 21. CalcuDates

    21 /36(Reprodução)

    Grátis, em inglês, para iPhone Quantos dias faltam para seu próximo aniversário? Se suas férias começam na próxima segunda-feira e vão durar 20 dias, em que data você deve voltar ao trabalho? É fácil responder a essas perguntas com a CalcuDates. Essa calculadora de datas faz apenas duas coisas. A primeira é determinar quantos dias, semanas, meses e anos há entre duas datas. A segunda é somar um certo número de dias, semanas, meses ou anos a uma data qualquer e informar a data resultante. É um aplicativo útil para ter no iPhone e usar quando for necessário.
  • 22. HP 12C Financial Calculator

    22 /36(Divulgação)

    14,99 dólares, em inglês, para iPhone/iPad Se você gosta de uma abordagem “old school” na hora de fazer cálculos financeiros, esta é sua calculadora. Hewlett Packard 12C Financial Calculator emula a clássica calculadora da HP apreciada por veteranos de Wall Street. Iniciantes costumam ficar intimidados com a lógica RPN usada nela. Mas quem aprende a usá-la não larga mais. Além do app oficial da HP, existem vários emuladores genéricos de HP 12C para Android, iPhone e outras plataformas.
  • 23. Kindle

    23 /36(Divulgação)

    Grátis, em português, para iPhone/iPad, Android e outras plataformas Sabe aquela biblioteca básica de livros para empreendedores? O Kindle é um ótmo lugar para ler essas obras. O app da Amazon é a versão em software do bem sucedido e-reader Kindle. A Amazon oferece 24 mil livros digitais em português, sendo 2.700 gratuitos. Considerando também outros idiomas, a loja tem 2 milhões de títulos. O aplicativo inclui dicionários de português, inglês e outros idiomas e permite pesquisar facilmente uma palavra encontrada no texto. É possível sincronizar o marcador de página, as anotações e os destaques entre vários dispositivos, incluindo os e-readers Kindle.
  • 24. PDF Reader

    24 /36(Exame.com)

    Em inglês, para iPad (4,99 dólares) e iPhone (2,99 dólares) Embora outros aplicativos possam exibir documentos no formato PDF, vale a pena ter um app específico para isso, como o PDF Reader. O PDF Reader oferece várias maneiras de transferir os arquivos para o tablet ou smartphone: pela rede sem fio Wi-Fi, via cabo USB, como anexo num e-mail ou diretamente de algum serviço de armazenamento na web, como o Dropbox. Ele também permite criar pastas para organizar os arquivos e é capaz de transformar a foto de um documento em arquivo PDF. O app ainda permite visualizar documentos nos formatos doc, ppt e txt, além de imagens. Ele tem também uma versão grátis (para iPad e iPhone ), mas ela só permite armazenar até dez arquivos.
  • 25. LinkedIn

    25 /36(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e outros O app da rede de relacionamento profissional LinkedIn permite interagir com outros usuários, buscar oportunidades de negócios e identificar possíveis funcionários para sua empresa. Na versão mais recente do app, o conteúdo publicado na rede passou a ter mais destaque nos dispositivos móveis. O usuário pode seguir pessoas influentes e acessar o que elas publicam, além de compartilhar informações.
  • 26. HootSuite

    26 /36(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e web O HootSuite é uma espécie de central de controle para múltiplas redes sociais. Pode ser usado por profissionais, grupos de trabalho e empresas para divulgar uma marca na internet. O app gerencia contas no Facebook, Twitter, LinkedIn e Foursquare. Uma de suas funções mais úteis é o agendamento de publicações. Ele também fornece estatísticas de cliques, encurta URLs e permite rastrear palavras-chave.
  • 27. JustUnfollow

    27 /36(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android e iPhone O JustUnfollow é uma espécie de kit de ferramentas para gerenciar relacionamentos no Twitter e no Instagram. Ele permite ver quem você segue mas não o segue de volta, seus fãs, aqueles que passaram a seguir ou deixaram de seguir você recentemente e muito mais. Há até uma função que envia uma mensagem automaticamente quando alguém começa a segui-lo. O app é grátis para seguir ou remover até 50 usuários do Twitter por dia. Para ir além desse limite, pagam-se 4,99 dólares por ano.
  • 28. Dropbox

    28 /36(Divulgação)

    Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e outros Um serviço de armazenamento na nuvem é fundamental para compartilhar arquivos com a equipe e até com clientes e fornecedores, além de mantê-los sempre ao seu alcance. O Dropbox é uma das opções. Simples e eficiente, ele permite sincronizar o conteúdo de uma pasta entre diversos dispositivos. O app também funciona como visualizador para vários tipos de documentos e ainda oferece uma opção de upload automático de fotos. Cada usuário recebe 2 GB de espaço gratuito. Pagando 9,99 dólares por mês, o espaço aumenta para 100 GB.
  • 29. Google Drive

    29 /36(Divulgação)

    Grátis, em inglês, para Android, iPhone/iPad e Windows O serviço de armazenamento na nuvem Google Drive oferece 15 gigabytes de espaço gratuito para cada pessoa guardar suas fotos, documentos e outros arquivos. O app faz com que os arquivos armazenados em PCs, smartphones e tablets fiquem sincronizados com a cópia guardada na nuvem. O aplicativo permite assinalar itens para serem mantidos no próprio dispositivo. Assim, será possível vê-los mesmo quando não houver acesso à internet. Em comparação com concorrentes como o Dropbox, uma das principais vantagens desse serviço é permitir a edição de documentos por meio dos aplicativos online do Google.
  • 30. SkyDrive

    30 /36(EXAME.com)

    Grátis, em português, para iPhone/iPad, Android e outros O serviço na nuvem da Microsoft permite armazenar documentos, fotos e outros arquivos e mantê-los sincronizados entre diversos dispositivos. Os arquivos podem ser facimente compartilhados com outras pessoas. O SkyDrive oferece 7 gigabytes de armazenamento gratuito. É uma opção interessante para quem usa Windows 8, Windows Phone ou Office 2013, já que esses produtos da Microsoft têm integração nativa com o SkyDrive.
  • 31. Skype

    31 /36(Divulgação)

    Grátis, em português, para iPhone, iPad, Android e outras plataformas O Skype, um dos mais antigos serviços de comunicação por voz na internet continua sendo um dos mais completos. O app da Microsoft permite se comunicar por voz, videoconferência, SMS e mensagens instantâneas. Ligações para outros usuários do Skype são gratuitas. Chamadas para telefones comuns em dezenas de países custam apenas alguns centavos por minuto. É uma opção prática e barata para fazer telefonemas internacionais.
  • 32. AwardWallet

    32 /36(EXAME.com)

    Grátis, em inglês, para Android e iPhone/iPad Se você faz muitas viagens de negócios, deve ter diversos planos de milhagem de companhias aéreas e outros programas de benefícios. O AwardWallet facilita o gerenciamento desses planos mantendo as informações no smartphone ou no tablet. Assim, fica mais fácil acumular e usar as milhas. No próprio app, é possível contratar o AwardWallet Plus (4,99 dólares a cada seis meses). Ele oferece recursos adicionais, como avisos que informam quando as milhas vão expirar.
  • 33. TripIt

    33 /36(EXAME.com)

    Grátis, em inglês, para Android, iPhone/iPad e web O TripIt é mais um app útil para quem faz viagens de negócios. Ele armazena informações sobre voos, hotéis e aluguel de carros. Para isso, devem-se encaminhar mensagens de confirmação de reservas para um endereço específico. O app se encarrega de montar o roteiro. Em nossos testes, houve muitos casos em que isso não funcionou e foi preciso inserir os dados manualmente (aparentemente, o app não entende português). Por 49 dólares anuais, pode-se contratar uma conta Pro, que inclui avisos sobre atrasos de voos e um gerenciador de planos de milhagem.
  • 34. HotelHoje

    34 /36

    Grátis, em português, para Android e iPhone Você soube na última hora que precisa fazer uma viagem de negócios? O HotelHoje é um app conveniente para fazer reservas em hotéis para o mesmo dia ou para os próximos dais. Ele oferece bons descontos nos preços. Por enquanto, abrange cerca de 50 cidades no Brasil. O app traz detalhes de cada hotel e mostra sua localização num mapa. Mas notamos que há erros ocasionais nas informações. E o preço final é mais alto do que aquele inicialmente exibido. Há um acréscimo que passa de 20% em alguns casos.
  • 35. EXAME Melhores & Maiores Ranking

    35 /36(Divulgação)

    Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad Quer saber com quem você está negociando? EXAME Melhores & Maiores Rankings 2013 permite consultar as tabelas de indicadores econômico-financeiros das maiores empresas, dos maiores grupos empresariais, das maiores do agronegócio, das maiores companhias regionais e dos maiores grupos da América Latina. É possível visualizar as listas classificadas por receita e por valor de mercado. A ferramenta também permite fazer buscas na base de dados e filtrar os resultados segundo diversos critérios.
  • 36. Agora veja apps para os tablets da Apple:

    36 /36(Montagem de EXAME.com com fotos da Apple)

  • Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsApps AndroidApps para iPadApps para iPhoneiPadiPhone

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame