10 novidades que o iOS 7 traz ao iPhone e ao iPad
Com o iOS 7, a Apple faz a maior reforma em seu sistema operacional móvel desde o lançamento do iPhone em 2007. Confira as principais novidades
Maurício Grego
Publicado em 10 de junho de 2013 às 19h06.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h34.
São Paulo — Com o iOS 7 , anunciado hoje no evento WWDC 2013, a Apple faz a maior reforma em seu sistema operacional móvel desde o lançamento do iPhone em 2007. O iOS 7 deverá ser liberado para o público na próxima Primavera, presumivelmente na época do lançamento do iPhone 5S. Confira as principais novidades a seguir.
A equipe liderada por Jony Ive, o guru do design da Apple, redesenhou completamente o iOS. Vão embora os gráficos que imitam objetos reais no iOS 6. Em seu lugar, o iOS ganha um visual mais limpo, onde as cores planas tomam o lugar das texturas. O sistema também passa a usar uma fonte de caracteres com traços mais finos, adequados às telas de alta resolução do iPhone e do iPad 4.
Uma das melhores novidades do iOS 7 é o Control Center, painel de controle que surge quando se desliza o dedo para cima na tela inicial. Ele facilita o acesso a controles usados frequentemente, como aqueles que ligam e desligam o modo avião e as conexões Wi-Fi e Bluetooth. O relógio, a câmera, a calculadora e uma lanterna (outra novidade) também podem ser acionados nesse painel.
O esperado serviço de streaming de música da Apple finalmente vai virar realidade. Ele dará acesso a músicas específicas e a estações temáticas, que poderão ser ouvidas via streaming. O serviço será gratuito para os usuários de dispositivos da Apple, mas vai incluir anúncios. Para quem tem uma assinatura do serviço iTunes Match, não haverá anúncios.
A Apple não teve puderes ao copiar ideias de outros desenvolvedores de aplicativos no iOS 7. A câmera é um exemplo disso. Na nova versão, ela ganha um modo que produz fotos quadradas e passa a contar com filtros para melhorar a imagem e aplicar efeitos – como o Instagram. Outra novidade é que basta deslizar o dedo pela tela para alternar entre quatro modos: normal, quadrado, panorâmico e de filmagem.
No iOS 7, o app Fotos passa a organizar as fotos em função da data e do local onde foram tiradas. A Apple chama esse recurso de Moments, nome que talvez seja traduzido para Momentos em português. O usuário também poderá compartilhar fotos e vídeos com outras pessoas via iCloud. A Apple diz, ainda, que outras pessoas autorizadas poderão contribuir com fotos para uma galeria no iCloud.
A Central de Notificações passa a ser visível na tela de desbloqueio. Lá, ela mostra compromissos, mensagens e a previsão do tempo, entre outras informações. Além disso, as notificações passam a ser sincronizadas via iCloud. Se alguém tem um iPhone e um iPad, por exemplo, basta descartar uma notificação num dos dispositivos para que ela desapareça em ambos.
Até agora, o iPhone e o iPad têm oferecido uma forma muito restrita de multitarefa. Só alguns aplicativos podem continuar rodando enquanto outros são abertos na tela. Agora, os desenvolvedores poderão habilitar o modo multitarefa em qualquer aplicativo. Para passar de um app a outro, basta deslizar o dedo lateralmente na tela.
O AirDrop, recurso que facilita a transferência de fotos, documentos e outros arquivos pela rede Wi-Fi, finalmente chega ao iPhone e ao iPad. Com ele, dois dispositivos podem estabelecer uma conexão sem fio direta (sem passar por um roteador ou ponto de acesso). Depois, basta arrastar o arquivo com o dedo para iniciar a transferência. O AirDrop já estava disponível no Mac desde 2011. Ele é similar ao Wi-Fi Direct do Android.
O browser Safari ganhou nova interface no iPhone. O usuário pode abrir diversas páginas da web e alternar entre elas rolando a tela verticalmente. Outra novidade é o gerenciador de senhas iCloud Keychain. Ele armazena na nuvem as senhas para acesso a sites na web, de modo que o usuário não precise digitá-las sempre que visitar esses sites. Há, ainda, um controle para pais que permite restringir os sites visitados por crianças.
A assistente falante Siri ganhou nova voz feminina e também, pela primeira vez, uma voz masculina. Siri também passa a fazer pesquisas no Twitter, na Wikipedia e no Bing. Agora, o usuário poderá acioná-la para alterar algumas configurações do iPhone e para ouvir mensagens de voz. Para os brasileiros, a má notícia é que ainda não há nenhuma menção de uma versão em português da Siri.
Além dessas novidades principais, o iOS 7 traz muitos outros aperfeiçoamentos. Vejamos alguns deles: os mapas ganharam um modo noturno; o FaceTime agora permite conversas apenas de voz; a App Store (nesta imagem) ganhou um seção para crianças; e será possível bloquear os chatos no telefone, no Face Time e no app Mensagens. Há também uma trava de ativação. Se um iPhone for perdido ou roubado, a pessoa que estiver com ele não poderá ativá-lo a menos que tenha a senha do usuário.