Pop

Volta do Orkut? Site da rede é reativado e fundador promete novidades

A rede social, que unia fotos, depoimentos e comunidades, foi desativada pelo Google em 2014 após o sucesso global do Facebook

"Eu odeio acordar cedo": comunidade icônica do Orkut era quase obirgatória.  (Orkut/Reprodução)

"Eu odeio acordar cedo": comunidade icônica do Orkut era quase obirgatória. (Orkut/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de abril de 2022 às 08h56.

Última atualização em 28 de abril de 2022 às 10h45.

O Orkut, rede social de sucesso no Brasil, pode voltar a existir. Nesta quarta-feira, 27, o site do Orkut foi reativado e exibe uma mensagem curiosa do fundador da rede, o engenheiro de software turco Orkut Buyukkokten.

O criador da rede social relembrou o lançamento do Orkut há 17 anos e como ele alcançou o sucesso ao ter mais de 300 milhões de usuários. Buyukkokten informa estar "construindo algo novo" e que em breve teremos novidades.

LEIA TAMBÉM: Buddy Poke, Colheita Feliz e comunidades: as saudades dos 7 anos sem Orkut

"Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais", disse o engenheiro de software. "É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!".

Apesar de não trazer muitos detalhes sobre o "novo Orkut" e nem quando ele seria realmente lançado, usuários do Twitter ficam animados com a possibilidade. O Orkut está entre os assuntos mais comentados. A rede social, que unia fotos, depoimentos e comunidades, foi desativada pelo Google em 2014 após o sucesso global do Facebook. O endereço do site orkut.com foi devolvido a Buyukkokten após o fim da rede. 

Além de anunciar novidades, Buyukkokten criticou às redes sociais atuais. “Nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas”, escreveu. Ele acrescentou que “nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir”. O programador reforçou que foi feito um trabalho duro para desestimular o ódio e a desinformação dentro da comunidade em volta do Orkut.

Após o fim do Orkut, o turco lançou o Hello em 2016. A rede social, porém, nunca deslanchou e conseguiu apenas 1 milhão de usuários.  

Caso a volta do Orkut seja real, infelizmente pode ser impossível recuperar fotos ou fazer login na sua conta antiga. Então não será possível fazer seus amigos sofrerem com lembranças da adolescência.

Acompanhe tudo sobre:OrkutRedes sociais

Mais de Pop

Após ganhar R$ 180 na loteria, homem usa dinheiro em nova aposta e leva R$ 18 milhões

Cate Blanchett visita o Brasil e conhece áreas atingidas por chuvas no RS

Superman: David Corenswet assume o manto de herói no novo trailer; veja o vídeo