Exame Logo

Revista Time escolhe Volodymyr Zelensky como "Personalidade do Ano"

Eleito em 2019, ele que então era um comediante sem experiência na vida pública, passou a se tornar uma espécie de “alvo número um” da gestão de Putin

Segundo a Time, a coragem de Zelensky como líder em tempo de guerra, foi contagiosa e se espalhou por todo o país (Ukrainian Presidency / Handout/Anadolu Agency/Getty Images)
AS

Antonio Souza

Publicado em 7 de dezembro de 2022 às 10h59.

Última atualização em 7 de dezembro de 2022 às 11h25.

A revistaTime anunciou nesta terça-feira, 7, o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky como a Personalidade do Ano. A premiação, que ocorre desde 1927, aponta as pessoas mais influentes do ano em diferentes categorias.

Segundo a Time, a coragem de Zelensky como líder em tempo de guerra, foi contagiosa e se espalhou por todo o país.Eleito em 2019, ele era então um comediante sem experiência na vida pública, e passou a se tornar uma espécie de “alvo número um” da gestão de Putin.

Veja também

Na divulgação, a revista declarou:"Sua coragem passou a definir seus compatriotas ucranianos. Em vez de correr para salvar suas vidas, muitos ucranianos pegaram todas as armas que puderam encontrar e correram para defender suas vilas e cidades contra uma força invasora armada com tanques e helicópteros de ataque."

Quem éVolodymyr Zelensky?

Nascido no sudeste da Ucrânia, Zelensky é filho de pais judeus e estudou na Universidade Nacional Econômica de Kiev, onde conquistou o título de bacharel em direito. Apesar do diploma, nunca exerceu a profissão e ingressou na carreira artística ainda aos 17 anos.

Zelensky se tornou presidente quase que ao acaso. Antes de ingressar na vida pública, ele interpretou o cargo que veio a ocupar de fato na série “Servo do Povo”, satirizando temas como o ultranacionalismo ucraniano.

Em 2019, com um patrimônio de US$ 1,5 milhão, se candidatou ao cargo público com o mantra de ir contra a corrupção e de ser um candidato de fora do establishment político. A campanha foi focada principalmente nas redes sociais, em que viralizou com discursos anticorrupção. Apesar do ceticismo, a estratégia deu resultado: ele teve 73% dos votos no segundo turno, derrotando Petro Poroshenko, o então presidente.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:GuerrasRevista TimeRússiaUcrâniaVolodymyr-Zelensky

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Pop

Mais na Exame