'Código Alarum': longa é estrelado por Scott Eastwood, Sylvester Stallone e Isis Valverde (Imagem Filmes /Divulgação)
Redatora
Publicado em 22 de janeiro de 2026 às 19h07.
Enquanto o Oscar reconhece a excelência no cinema, o Framboesa de Ouro percorre caminho oposto. Criado em 1981, o prêmio destaca anualmente filmes, roteiros e atuações consideradas as piores da temporada.
Nomes de grande relevância em Hollywood acumulam vitórias e indicações ao longo de mais de quatro décadas.
Sylvester Stallone lidera o ranking histórico do Framboesa de Ouro entre os homens. O ator soma mais de 40 indicações e 12 vitórias, incluindo o título de “Pior Ator do Século”, concedido em 2000.
Em janeiro deste ano, o ator ampliou seu histórico ao ser indicado como pior ator coadjuvante por "Código Alarum". Stallone foi presença recorrente nas listas da premiação nas décadas de 1980 e 1990.
Já no ranking feminino, Madonna aparece como principal recordista. A cantora e atriz acumula 15 indicações e 9 vitórias, incluindo o título de “Pior Atriz do Século”. Entre os filmes que renderam prêmios estão "Surpresa em Xangai" (1986), "Corpo de Evidência" (1993) e "Destino Insólito" (2002).
Além disso, a edição de 2026 marcou a primeira indicação de atriz brasileira na premiação. Isis Valverde concorre a pior atriz coadjuvante por "Código Alarum", filme que também rendeu nova indicação para Stallone.
Outros protagonistas do cinema norte-americano também figuram entre os maiores vencedores da premiação. Kevin Costner soma 6 vitórias, com destaque para críticas recebidas por filmes como "O Mensageiro" e "Wyatt Earp".
Adam Sandler acumula 9 vitórias, considerando atuação, roteiro e produção. O artista detém o recorde de maior número de prêmios obtidos por um único filme, com "Cada Um Tem a Gêmea Que Merece".
O ator Jared Leto também está entre os piores de Hollywood com 3 vitórias recentes por "Casa Gucci" e "Morbius".
Além disso, o histórico do Framboesa de Ouro registra casos de artistas que receberam prêmios do Oscar e do Framboesa em intervalo de 24 horas. Em 2010, Sandra Bullock recebeu o troféu de pior atriz por "Maluca Paixão" e venceu o Oscar de melhor atriz por "Um Sonho Possível" no dia seguinte.
Além de Bullock, a atriz Halle Berry também entrou para a história ao receber pessoalmente o Framboesa de Ouro por "Mulher-Gato", em 2005, levando consigo o Oscar que havia vencido em 2002.
Ranking dos recordistas do Framboesa de Ouro
No acumulado por obra, "Cada Um Tem a Gêmea Que Merece" (2011) segue como recordista absoluto do Framboesa de Ouro ao vencer todas as 10 categorias em que foi indicado.
Para 2026, "Código Alarum" aparece com o maior número de indicações, incluindo pior filme e pior direção.