Homem de Ferro: personagem não é o mais rico da história da Marvel (Marvel/Reprodução)
Redação Exame
Publicado em 15 de dezembro de 2025 às 09h44.
No Universo Marvel, não basta ter superpoderes — é preciso ter um bom contador. A riqueza, embora menos chamativa que lasers nos olhos ou força sobre-humana, é o que garante a base para muitos heróis (e vilões) construírem suas armaduras, esconderijos secretos e operações globais.
Dos reis de nações fictícias aos magnatas da tecnologia, alguns personagens acumulam fortunas tão exageradas que deixariam Elon Musk, Jeff Bezos ou Bernard Arnault parecendo classe média.
A seguir, listamos os personagens mais ricos da Marvel, com estimativas de patrimônio baseadas em heranças, impérios industriais, reinos inteiros e acesso a recursos raros, segundo estimativas do site SlashFilm, que monitora o setor.
O Rei do Crime comanda o submundo de Nova York com uma combinação de força, influência política e investimento agressivo. Empresário e mafioso ao mesmo tempo, Fisk enriquece com operações legais e ilegais — e sabe lavar dinheiro como ninguém.
Mutante brasileiro, herdeiro de um império industrial e atual dono da A.I.M., uma das organizações mais tecnológicas e poderosas do universo Marvel. Mistura de X-Man com CEO, Roberto cresceu o patrimônio da família e ainda salvou o mundo algumas vezes no processo.
Vilão clássico do Homem-Aranha e dono da Oscorp, conglomerado de ciência e armas de destruição em massa. Seu patrimônio cresce (ou despenca) de acordo com seus surtos como Duende Verde. Ainda assim, é um nome de peso entre os bilionários do mal.
Gênio dos gênios da Marvel, o Sr. Fantástico acumula fortuna com suas invenções revolucionárias e patentes científicas. Além de liderar o Quarteto Fantástico, mantém um laboratório que mais parece um portal para outros universos — literalmente.
Ditador da Latveria, cientista brilhante, mago e estrategista. Doom controla todos os recursos de seu país com mão de ferro e já foi dono de tecnologias capazes de alterar a realidade. O mundo teme seu poder — e seu balanço financeiro.
O bilionário mais querido da Marvel é também o mais carismático. Dono da Stark Industries e criador do traje do Homem de Ferro, Tony já esteve no setor bélico e hoje lidera iniciativas de energia limpa e IA. Sua fortuna cresce a cada novo traje.
Rei dos Inumanos, vive em uma cidade secreta na Lua com acesso a tecnologias alienígenas e cristais raros. Black Bolt fala pouco (por motivos explosivos), mas quando se trata de finanças, seu reino tem uma liquidez intergaláctica.
Rei de Atlântida e comandante de 70% do planeta (sim, os oceanos), Namor tem acesso a minas, tesouros submersos e civilizações antigas. Mistura de Aquaman com banqueiro suíço, ele nada — literalmente — em riqueza.
Pantera Negra: personagem é um dos mais ricos do universo da Marvel (Matt Kennedy/Marvel Studios/Divulgação)
O Pantera Negra governa Wakanda, país mais avançado tecnologicamente no planeta. Com acesso exclusivo ao vibranium, metal fictício mais valioso do mundo, T’Challa é herói, cientista, líder espiritual e bilionário — tudo ao mesmo tempo.
A surpresa do ranking. Clone de Jean Grey, Madelyne se tornou rainha de Limbo, uma dimensão demoníaca onde ela tem controle absoluto sobre tudo. Com acesso a recursos místicos, reinos inteiros e zero limites éticos, sua fortuna é literalmente infernal — e incomparável.
Na vida real, Elon Musk é o ser humano mais próximo de um “personagem Marvel”. Seu patrimônio varia entre US$ 460 bilhões (segundo Bloomberg) e US$ 494 bilhões (segundo Forbes). Ainda assim, ficaria fora do top 5 neste ranking.