Primeiro filme gravado no espaço estreia na Rússia; veja trailer
O filme foi co-produzido pela agência espacial russa Roscosmos e pelo canal de televisão Pervy Kanal
Agência de notícias
Publicado em 20 de abril de 2023 às 10h41.
Última atualização em 20 de abril de 2023 às 10h49.
O primeiro filme de ficção gravado em órbita estreou nos cinemas russos nesta quinta-feira, 20, cujo título, "Vizov" ("The Challenge", em inglês), simboliza a corrida espacial entre Moscou e Washington. Para filmar o longa-metragem , que conta a história de uma cirurgiã enviada à Estação Espacial Internacional (ISS) para operar um cosmonauta ferido, uma atriz e um diretor foram enviados à estação em outubro de 2021, quando permaneceram em órbita por 12 dias.
Projeto
O projeto foi realizado de forma rápida para se antecipar à uma iniciativa americana liderada por Tom Cruise e se tornou motivo de orgulho para Moscou, em meio a uma rivalidade espacial com Washington que remete aos tempos da Guerra Fria.
- Citigroup tem lucro de US$ 4,6 bilhões no 1º trimestre
- Mega-Sena acumula e prêmio é estimado em R$16 milhões
- Fed autoriza compra do Credit Suisse pelo UBS nos EUA
- A Unipar quer liderar a expansão do saneamento básico no Brasil
- Polônia proíbe importação de grãos da Ucrânia para acalmar agricultores
- ANP: Gasolina sobe 0,18% e diesel S10 cai 0,17% nos postos
"Somos os primeiros a rodar um longa-metragem a bordo de uma espaçonave em órbita, novamente os primeiros", comemorou o presidente russo, Vladimir Putin, em 12 de abril, que gosta de lembrar que Moscou enviou o primeiro homem ao espaço em 1961.
O filme foi co-produzido pela agência espacial russa Roscosmos e pelo canal de televisão Pervy Kanal.
"Somos todos fãs de 'Gravidade'", um filme americano com a temática espacial, lançado em 2013, disse Konstantin Ernst, chefe da Pervy Kanal, na segunda-feira (17).
"Mas o nosso 'Vizov', rodado em gravidade zero real, mostra que foram apenas efeitos especiais" no filme americano, acrescentou.
Onde foi gravado o filme no espaço?
As cenas foram gravadas no módulo russo de 230 m3 da ISS e a participação de três cosmonautas russos na estação dão um efeito de autenticidade ao longa, que foi visto pela AFP.
Para produzir os 50 minutos de filme, o diretor, Klim Chipenko, que foi responsável pela câmera, luz e som, registrou 30 horas de gravações.
O protagonismo fica com a atriz russa Yulia Peresild, um dos principais nomes da indústria cinematográfica do país.