Pop

Por que o coelho é o símbolo da Páscoa?

Na antiguidade, o coelho era frequentemente associado à fertilidade e ao renascimento

Coelho da Páscoa: O coelho tornou-se um símbolo associado à Páscoa em várias culturas, especialmente nas ocidentais (Getty Images/Reprodução)

Coelho da Páscoa: O coelho tornou-se um símbolo associado à Páscoa em várias culturas, especialmente nas ocidentais (Getty Images/Reprodução)

Antonio Souza
Antonio Souza

Repórter da Home e Esportes

Publicado em 29 de março de 2024 às 04h00.

celebração da Páscoa é uma das mais expressivas no Brasil. Não apenas por atrair crianças ansiosas por chocolates, como também por promover a reunião entre familiares.

Um dos grandes símbolos dessa data, é o famoso "coelho da páscoa", que na tradição tem o poder de trazer os ovos para as crianças. O coelho tornou-se um símbolo associado à Páscoa em várias culturas, especialmente nas ocidentais.

Por que o coelho é o símbolo da páscoa?

A associação da celebração pascoal e o coelho, tem raízes em antigas tradições pagãs, bem como em símbolos religiosos cristãos. Na antiguidade, o coelho era frequentemente associado à fertilidade e ao renascimento. Isso se deve ao fato de que os coelhos são conhecidos por se reproduzirem rapidamente e por sua prole numerosa.

Com a ascensão do cristianismo e a celebração da Páscoa, muitos dos antigos símbolos pagãos foram assimilados e reinterpretados para se encaixarem nos ensinamentos religiosos. Na Páscoa cristã, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, o coelho também passou a representar a ideia de renascimento e vida nova, associada à ressurreição de Cristo.

Ao longo dos séculos, a associação do coelho com a Páscoa foi fortalecida pela tradição e pela cultura popular. Histórias, contos e imagens retratando coelhos como portadores de ovos coloridos, símbolos de renovação e mensageiros da primavera ajudaram a solidificar essa conexão na mente das pessoas.

O que é celebrado na Páscoa?

O domingo de Páscoa é uma comemoração da ressurreição de Jesus Cristo após a sua morte, que ocorreu na Sexta-feira da Paixão. De acordo com relatos bíblicos, foi nesse dia que Maria Madalena descobriu o túmulo de Jesus vazio, simbolizando a sua ressurreição.

A partir desse evento, o Calendário Romano foi dividido em duas eras distintas: Antes de Cristo (a.C.) e Depois de Cristo (d.C.), uma divisão temporal que ainda é adotada nos dias de hoje. Essa demarcação na contagem do tempo destaca a relevância da vida e do legado de Jesus Cristo na história e na cultura ocidental.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:PáscoaData Popular

Mais de Pop

Desfile das Campeãs 2026 do Rio: veja a ordem de apresentação das escolas

Quem foi Willie Colón, ícone da salsa, que morreu hoje aos 75 anos

Por que Manon, do Katseye, decidiu fazer uma pausa na carreira?

Desfile das Campeãs 2026 em SP: veja horário e onde assistir ao vivo