O que é Chilaquiles? Entenda a história do prato homenageado no Doodle desta quinta
Prato mexicano é bastante comum nos cafés da manhã e nos almoços e conquistou também os paladares nos Estados Unidos
Repórter da Home
Publicado em 23 de maio de 2024 às 09h33.
Última atualização em 23 de maio de 2024 às 11h44.
Nesta quinta-feira, 23, o Google decidiu homenagear os chilaquiles, um prato tradicional da culinária mexicana, composto por pedaços de tortilhas misturados com molho picante, que pode ser vermelho ou verde.
O Doodle destaca essa refeição, mostrando um pouco do seu estilo e da sua popularização em várias regiões dos Estados Unidos e México.
A arte foi elaborada porChava Oropesa, que explicou que os chilaquiles fizeram parte das refeições de sua infância. “Como eu nasci e fui criado no México, nossa comida parece fazer parte do meu DNA. Chilaquiles é um daqueles pratos com os quais cresci, ainda preparo sempre que posso. Poder representar e criar em torno do tema foi muito pessoal e especial”, disse Oropesa.
O que é chilaquiles?
Os chilaquiles são um prato simples e leve, composto por poucos ingredientes, mas a quantidade elevada de pimenta pode torná-los inadequados para estômagos mais sensíveis. Eles são feitos com tortilhas fritas em pedaços, mergulhadas em salsa — um molho típico mexicano feito com ervas.
A primeira receita dos chilaquiles foi divulgada em 23 de maio de 1962, motivo pelo qual o Google decidiu prestar essa homenagem. Devido à sua popularização, hoje em dia é possível encontrar variações do chilaquiles tradicional, com adição de carnes e legumes variados.
No México, é comum o chilaquiles ser servido no café da manhã ou nos lanches, mas também podem ser acompanhamento em almoços ou jantares. Restaurantes no país e em partes do sudoeste dos Estados Unidos frequentemente incluem essa opção em seus cardápios, assim como estabelecimentos em todo o mundo que se especializam em culinária mexicana.