Pop

'Não perturbe' atinge 10 milhões de telefones; veja como se cadastrar

O número de cadastros representa 3,5% da base de 284,9 milhões de números fixos e móveis existentes no Brasil

Não Me Perturbe": A maior parte dos pedidos de bloqueios está no estado de São Paulo (Halfpoint Images/Getty Images)

Não Me Perturbe": A maior parte dos pedidos de bloqueios está no estado de São Paulo (Halfpoint Images/Getty Images)

AM

André Martins

Publicado em 8 de abril de 2022 às 16h53.

Última atualização em 11 de abril de 2022 às 10h58.

A plataforma "Não Me Perturbe" atingiu nesta sexta-feira, 8, 10 milhões de números de telefone cadastrados para não receber chamadas de telemarketing de empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado.

O número de cadastros representa 3,5% da base de 284,9 milhões de números fixos e móveis existentes no Brasil.

Os dados foram divulgados pela Conexis Brasil Digital, entidade que representa as principais operadoras de telecomunicações do Brasil. Em operação desde julho de 2019, a iniciativa faz parte das medidas de autorregulação do setor para impedir o assédio comercial de bancos e empresas de telecomunicações.

A maior parte dos pedidos de bloqueios está no estado de São Paulo, com 4,8 milhões de números registrados, o que representa 3,5% da base de telefonia móvel e fixa do estado. São Paulo tem 77,6 milhões de celulares e 10,5 milhões telefones fixos.

Em segundo lugar em volume de números cadastrados está o Paraná com 885,6 mil números, seguido por Minas Gerais com 871,6 mil telefones registrados na plataforma. Já o Distrito Federal tem a maior proporção entre números cadastrados e acessos de telefonia. No DF, 6,8% dos acessos de telefone fixo e móveis estão cadastrados na plataforma.

Em nota, o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari destacou que a plataforma está aberta para adesão de outros setores, além

“A plataforma é um compromisso do setor com o cliente que não quiser receber ligações de telemarketing desses dois setores. É uma ação de respeito com o direito de escolha dos consumidores”, comentou Ferrari.

Como se cadastrar no ‘Não me Perturbe’ para não receber telemarketing

O cadastro para quem quiser bloquear seus números de celular e telefone fixo para não receber ligações de telemarketing deve fazer o cadastro diretamente no site https://www.naomeperturbe.com.br/ ou por meio dos Procons em todo o país. O bloqueio ocorre em até 30 dias após o cadastro no site.

Na página, o usuário terá que informar o CPF da linha telefônica e selecionar quais das companhias quer bloquear. A plataforma só funciona para ligações de empresas de telecomunicações e para oferta de crédito consignado e não bloqueia ligações, por exemplo, de planos de saúde ou redes varejistas.

As prestadoras que descumprirem a regra podem ser advertidas ou penalizadas com multa no valor de R$ 50 milhões.

Acompanhe tudo sobre:CelularesTelecomunicaçõesTelefoniaEXAME-no-Instagram

Mais de Pop

'Avatar: Fogo e Cinzas' arrecada US$ 345 milhões em fim de semana de estreia

Linha 7-Rubi vira biblioteca de audiobooks gratuita (e instagramável)

Por que os ingressos de shows ficaram tão caros nos últimos anos?

Que horas estreiam os últimos episódios do documentário da Taylor Swift?