Pop

Ex-CFO de bilionário desaparecido no naufrágio italiano morre atropelado; entenda o caso

A morte de Stephen Chamberlain aconteceu dois dias antes do desaparecimento de Mike Lynch

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 20 de agosto de 2024 às 17h01.

Última atualização em 21 de agosto de 2024 às 13h55.

Tudo sobreNaufrágios
Saiba mais

Na manhã da última segunda-feira, 19, um tornado atingiu um veleiro de luxo que navegava na costa da Sicília, na Itália. A embarcação naufragou e deixou um morto e sete desaparecidos, segundo a Guarda Costeira italiana, incluindo o bilionário Mike Lynch, cofundador da Autonomy e empresário do ramo da tecnologia. Não bastasse o acidente trágico, no último sábado, seu ex-CFO, Stephen Chamberlain, de 52 anos, morreu atropelado.

A morte de Chamberlain aconteceu dois dias antes do desaparecimento de Lynch. A motorista do carro era uma mulher de 49 anos que está cooperando com a polícia. O atropelamento aconteceu enquanto o executivo fazia uma corrida matinal.

Chamberlain e Lynch tinham uma relação delicada com os negócios da Autonomy, que foi vencida em 2011 para a Hewlett-Packard (HP) por US$ 11 bilhões. Chegaram a ser réus em um julgamento de fraude que corria no Tribunal de São Francisco porque, na visão dos promotores, tentaram inflar a receita da empresa antes de vendê-la. Eles foram absolvidos em junho deste ano. No total, foram 15 acusações, sendo 14 por fraude e uma por conspiração.

Bilionário segue desaparecido após naufrágio

Lynch ainda não foi encontrado pela Guarda Costeira italiana. A embarcação navegava no início da manhã pela costa de Palermo, a capital da Sicilia, quando foi atingida por pela tormenta. Por causa do horário, a maior dos passageiros estava dormindo quando o tornado atingiu o iate. Alguns deles conseguiram pular para fora do veleiro. Quinze foram resgatados, incluindo uma criança de um ano.

O naufrágio aconteceu por causa de um tornado no mar Mediterrâneo, que é considerado um evento raro para a região. Nos últimos dias, porém, tempestades e chuvas pesadas atingiram a Itália, causando inundações e deslizamentos de terra.

Segundo as equipes de resgate, o barco, batizado de Bayesian, foi encontrado a uma profundidade de 49 metros. Promotores na cidade de Termini Imerese, vizinha a Palermo, abriram uma investigação para apurar as causas do naufrágio. A embarcação foi construída em 2008 pela fabricante Perini.

O veleiro de luxo havia deixado o porto siciliano de Milazzo em 14 de agosto e foi rastreado pela última vez a leste de Palermo na noite de domingo, 19, com um status de navegação de "ancorado".

Quem é Mike Lynch?

Empresário do ramo da tecnologia, Mike Lynch é conhecido como "Bill Gates britânico". Atualmente com 59 anos, Lynch fez sua fortuna com a Autonomy, empresa de software que criou em 1996. Em 2011, a companhia foi vendida para a HP por 11 bilhões de dólares. Desses, 500 milhões de dólares (cerca de 2,5 bilhões de reais) foram para Lynch.

No ano seguinte, porém, a HP acusou a Autonomy de ter inflado artificialmente seu valor, levando a acusações civis e criminais movidas contra Lynch, que sempre negou irregularidades.

Entre 2013 e 2015, o departamento de fraudes do Reino Unido chegou a investigar o caso, mas encerrou a investigação alegando não ter evidências suficientes.

O bilionário chegou a ser extraditado em 2023 para os Estados Unidos para ser julgado no caso, e ficou um ano em prisão domiciliar. Em junho, foi absolvido das 15 acusações criminais.

Acompanhe tudo sobre:NaufrágiosBilionáriosMortesCuriosidades

Mais de Pop

Justiça reconhece plágio de Adele e determina que artista retire música das plataformas

'Harry Potter e a Criança Amaldiçoada' estreia no Brasil em 2025; saiba mais sobre o espetáculo

System of a Down anuncia shows no Brasil em 2025; veja datas e como comprar ingressos

Família de Gugu encerra disputa judicial e divide herança de R$ 1,4 bi