Pop

Entra 'Anora', sai 'Ainda Estou Aqui': as previsões da Variety para o Oscar 2025

A 97ª edição do Oscar pode fazer história com "Emilia Pérez" e "Ainda Estou Aqui", mas a disputa por melhor filme segue aberta

Oscar 2025: veja as previsões da Variety para o prêmio (Anora/Divulgação)

Oscar 2025: veja as previsões da Variety para o prêmio (Anora/Divulgação)

Publicado em 27 de fevereiro de 2025 às 12h09.

Última atualização em 28 de fevereiro de 2025 às 14h06.

A 97ª edição do Oscar acontece neste domingo, 2, e promete uma disputa acirrada pelo prêmio de Melhor Filme. Entre os principais concorrentes, "Ainda Estou Aqui", "Anora", "O Brutalista" e "Conclave" se destacam.

A produção que lidera em indicações é "Emilia Pérez", musical criminal da Netflix que fez história com 13 nomeações e se tornou o filme estrangeiro mais indicado da premiação. Mas a campanha sofreu um grande revés após a maré de controvérsias envolvendo a protagonista Karla Sofía Gascón, o que pode ter eliminado as chances do longa de vencer o principal prêmio da noite.

Para a Variety, uma das maiores revistas de cultura dos Estados Unidos, o cenário do Oscar oscilou entre vários possíveis vencedores nos últimos meses, mas agora a disputa parece focada em três títulos. "Anora", de Sean Baker, cresceu na reta final após vitórias dos prêmios do Sindicato dos Diretores (DGA) e do Sindicato dos Produtores (PGA). No entanto, um detalhe preocupa os especialistas da revista: o filme perdeu os principais prêmios de roteiro até agora etapa essencial para conquistar melhor filme nos últimos anos.

Já "O Brutalista", de Brady Corbet, é um caso peculiar para a equipe da revista. O filme é o mais longo da categoria e sua performance no Oscar pode variar entre zero e cinco estatuetas. O histórico de produções como "Elvis" mostra que essa imprevisibilidade nem sempre termina bem.

Por fim, "Conclave", de Edward Berger, surge como a possível zebra da temporada. A trama ambientada no Vaticano pode apelar especialmente para os votantes mais velhos da Academia, repetindo o feito de "Argo" (2012), que levou o Oscar de Melhor Filme sem uma indicação a melhor diretor. Com vitórias no BAFTA e no SAG Awards, as apostas são que "Conclave" pode surpreender e seguir o caminho de "Shakespeare Apaixonado" (1998), que virou o jogo contra "O Resgate do Soldado Ryan" e tirou o prêmio de Melhor Atriz de Fernanda Montenegro, que concorria com "Central do Brasil". 

Além da disputa apertada, a cerimônia deste ano traz outro fato curioso: a soma dos tempos de exibição dos 10 indicados a melhor filme totaliza impressionantes 24 horas e 45 minutos. Isso significa que quem tentar assistir a todos antes do evento pode terminar a maratona apenas a tempo das festas pós-Oscar.

Netflix de mãos vazias?

Mesmo sem força na corrida por melhor filme, a Netflix ainda tem esperanças em categorias como atriz coadjuvante, com Zoe Saldaña, e melhor canção original, com "El Mal". Caso perca essas disputas, "Emilia Pérez" pode se juntar a "The Turning Point" (1977) e "A Cor Púrpura" (1985) como os filmes mais indicados a saírem da premiação de mãos vazias.

EXAME no Oscar

O Oscar de 2025 acontece no dia 2 de março. A EXAME acompanha a cerimônia ao vivo, com a presença de convidados, em transmissão no YouTube.

Confira as previsões da Variety para o Oscar 2025:

Melhor Filme

  • "Anora"

Melhor Atriz

  • Demi Moore - "A Substância"

Melhor Ator

  • Adrien Brody - "O Brutalista"

Melhor Atriz Coadjuvante

  • Isabela Rossellini - "Conclave"

Melhor Ator Coadjuvante

  • Kieran Culkin - "A Verdadeira Dor"

Melhor Direção

  • Sean Baker -“Anora”

Melhor Filme Internacional

  • "Ainda Estou Aqui"

Melhor Figurino

  • "Wicked" - Paul Tazewell

Melhor Trilha Sonora

  • "O Brutalista"

Melhor Som

  • “Duna: Parte 2”

Melhor Canção Original

  • "The Journey" - "Batalhão 6888"

Melhor Roteiro Adaptado

  • "Conclave"

Melhor Roteiro Original

  • "A Verdadeira Dor"

Melhor Animação

  • “O Robô Selvagem”

Melhor Curta de Animação

  • “Magic Candies"

Melhor Curta-Metragem em Live-Action

  • "Anuja"

Maquiagem e Penteado

  • "A Substância"

Melhor Documentário

  • “Porcelain War”

Melhor Documentário de Curta-Metragem

  • "I Am Ready, Warden"

Melhor Edição

  • "Conclave"

Efeitos Visuais

  • "Duna: Parte 2"

Melhor Fotografia

  • “O Brutalista”

Melhor Design de Produção

  • "Wicked"

Quem são os indicados ao Oscar 2025?

Veja a lista completa de indicados à maior premiação do cinema aqui.

Fernanda Torres tem chances no Oscar?

Fernanda Torres, intérprete de Eunice Paiva em "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, foi a primeira brasileira a vencer o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz e tem boas chances de fazer história, mais uma vez, na premiação do Oscar. Ela compete com Demi Moore ("A Substância"), Mikey Madison ("Anora"), Karla Sofía Gascón ("Emilia Perez") e Cynthia Erivo ("Wicked").

A atriz também é a primeira brasileira nos últimos 26 anos a concorrer por um papel de drama no Oscar. A última (e até então, única) foi a própria mãe, Fernanda Montenegro — nomeada em 1999 pelo papel em "Central do Brasil", também indicado a Melhor Filme Internacional.

O Brasil nunca ganhou um Oscar em nenhuma das categorias, vale dizer.

'Ainda Estou Aqui' tem chances no Oscar?

Desde “Central do Brasil”, também de Walter Salles, o Brasil não era indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional. Naquele ano (1999), Fernanda Montenegro também estava na disputa na categoria de Melhor Atriz. A estatueta mesmo, nem Walter, nem Fernanda levaram para casa. 

26 anos depois, "Ainda Estou Aqui" não só quebrou o jejum de "Central do Brasil", como marcou o começo de uma lista de ineditismos: foi indicado a Melhor Atriz, Melhor Filme Internacional e Melhor Filme, a maior categoria da premiação, em que a indústria cinematográfica brasileira nunca havia conquistado uma nomeação.

O novo filme de Walter Salles já ultrapassou a marca de 5 milhões de espectadores e R$ 100 milhões em bilheterias. Abriu em primeiro lugar na semana de estreia no Brasil e em Portugal, e em segundo lugar nos Estados Unidos, país no qual ficou em cartaz em 700 salas de cinema. Tem sido listado por críticos de todo o mundo como a principal aposta do ano para Melhor Filme Internacional, e Fernanda Torres é considerada favorita ao prêmio de Melhor Atriz, ao lado de Demi Moore.

O longa é uma coprodução entre Brasil e França, o primeiro original da Globoplay, com produção da VideoFilmes, RTFeatures e MactProdutions em parceria com a ARTE France e Conspiração. A distribuição será feita também pela Sony Pictures.

Além de 'Ainda Estou Aqui': os 10 filmes brasileiros indicados ao Oscar e onde assisti-los

Quando será o Oscar de 2025?

A 97ª edição do Oscar será no dia 2 de março em Los Angeles (Califórnia, EUA), no Teatro Dolby.

Onde assistir ao Oscar de 2025?

A premiação completa será exibida na TV Globo, TNT e no streaming, pela Max. A EXAME acompanha a cerimônia ao vivo, com a presença de convidados, em transmissão no YouTube a partir das 19h30.

Que horas começa a cerimônia do Oscar de 2025?

O início da cerimônia está previsto para as 21h (horário de Brasília).

Acompanhe tudo sobre:FilmesOscarOscar 2025Filmes brasileirosCinemaFernanda Torres

Mais de Pop

Diretor de Batman defende ator após crítica de Tarantino

Meses antes de comprar Warner, CEO da Netflix chamou cinema de ultrapassado

Todos os vencedores do BBB: relembre quem ganhou cada edição

'Desastre' e acusação de monopólio: reações à compra da Warner pela Netlfix