Google cria Doodle para homenagear telescópio James Webb; entenda o motivo
Telescópio lançado recentemente é sucessor do Hubble e enfrentou polêmicas por conta de seu nome
Da Redação
Publicado em 12 de julho de 2022 às 14h20.
Última atualização em 12 de julho de 2022 às 15h04.
O Google prestou uma homenagem ao telescópio James Webb nesta terça-feira, 12. O Doodle de hoje celebra a foto infravermelha mais profunda do Universo já tirada.
A imagem foi registrada pelo telescópio espacial seis meses após sua decolagem. Outras imagens também foram divulgadas hoje, mostrando os rincões do Universo. Entenda o que é o telescópio espacial James Webb, quem foi James Webb e mais:
O que é o telescópio espacial James Webb?
Principal observatório de ciência espacial do mundo, o James Webb é considerado o sucessor do telescópio espacial Hubble, lançado em 1990.
Ambos foram construídos para se observar o chamado Espaço Profundo. A diferença é que o James Webb é capaz de enxergar fenômenos em diferentes frequências do espectro de luz.
Os EUA, sócios majoritários na empreitada, gastaram cerca de US$ 10 bilhões no projeto, ao longo de duas décadas, até que ele fosse lançado, com anos de atraso, em dezembro de 2021.
O telescópio foi lançado na Guiana Francesa, em 25 de dezembro de 2021 e levou um mês para atingir sua órbita a 1,5 milhão de quilômetros da Terra. O lançamento foi possível graças à colaboração entre a Nasa, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA).
Graças às imagens do telescópio, os astrônomos agora terão a oportunidade de estudar os mistérios da galáxia e as fases da história do Universo, que abrange 13,5 bilhões de anos.
LEIA TAMBÉM: A nova missão do telescópio James Webb pode ser achar sinais alienígenas
Quem era James Webb?
O americano James Edwin Webb foi administrador da Nasa entre 1961 e 1968. Durante seu tempo lá, o Programa Apollo conduziu uma série de missões marcantes para a exploração espacial, como a Apollo 11, que levou o primeiro homem àLuaem 1969.
Webb trabalhou no Departamento de Estado dos Estados Unidos durante o "Lavender Scare", época entre as décadas de 1940 e 1960 onde homossexuais eram perseguidos e demitidos de cargos federais.
Na época, ele teria enviado um memorando sobre "O problema dos homossexuais e pervertidos" ao senador que comandava o movimento Lavender. Por isso, após seu nome ser escolhido para o telescópio espacial, funcionários da Nasa protestaram contra a escolha — mas a agência espacial decidiu manter.
LEIA TAMBÉM:
Nasa apresenta novas imagens dos rincões do Universo
Um retrato do infinito: Nasa divulga primeira imagem feita pelo telescópio James Webb