Dia da Árvore: entenda a importância da data comemorativa de 21 de setembro
Objetivo do dia é levar a discussão acerca do desmatamento que, só na floresta amazônica, teve recorde de quase 4 mil quilômetros de extensão
Redação Exame
Publicado em 21 de setembro de 2023 às 00h07.
Nesta quarta-feira, 21, é celebrado o Dia da Árvore, uma data para lembrar a importância da preservação do meio ambiente e das florestas em geral. O dia antecede o início da primavera no hemisfério sul, que geralmente começa entre 22 e 23 de setembro.
A árvore é maior símbolo da natureza e fundamental para o funcionamento do planeta. Ela auxilia no controle do clima e gera oxigênio para sobrevivência dos seres humanos.
- Calendário do INSS em setembro: confira datas de pagamento
- Volume de serviços prestados sobe 0,50% em julho ante junho, aponta IBGE
- Gastos de famílias nos EUA aceleram e crescem 5,5% ao ano em agosto
- Incêndio atinge o Hospital Sírio-Libanês no Itaim Bibi
- Resultado Mega-Sena 2634: ninguém acerta seis dezenas e prêmio vai a R$ 35 milhões
- Tornado no leste da China deixa 10 mortos
No ano de 2015, em uma pesquisa divulgada pela revista Nature, estima-se que possua 432 árvores para cada ser humano. Já em um novo levantamento de 2019, dessa vez feito pela empresa Green São Paulo, hoje possui apenas 61 árvores.
Qual a importância do Dia da Árvore?
O objetivo do dia da árvore é levar a discussão acerca do desmatamento. Segundo dados do IPAM (Índice de Pesquisa Ambiental na Amazônia), o desmatamento na floresta amazônica , maior reserva natural do mundo, registrou recorde em 2022, acumulando entre janeiro a junho 3.988 km²
De acordo com IBF (Instituto Brasileiro de Florestas) serão necessários plantar 1,2 trilhão de árvores para manter o controle do clima. Especialistas afirmam que o reflorestamento é a solução mais poderosa diminuir o aquecimento global.
Veja 4 ações para realizar no Dia da Árvore
- Plante algo;
- Revitalize e cuide do seu jardim;
- Conheça o Jardim Botânico da sua cidade;
- Ajude entidades que promovam a preservação da natureza.