Cometa do Século: saiba como contemplar o fenômeno (AFP/AFP)
Repórter
Publicado em 16 de setembro de 2024 às 12h12.
A partir desta semana, o céu do Ceará será iluminado pela passagem do cometa C/2023 A3, popularmente conhecido como "Cometa do Século". Com o passar dos dias, o fenômeno se tornará cada vez mais visível, especialmente com o auxílio de equipamentos, e no início de outubro poderá ser visto a olho nu.
Atualmente, o "Cometa do Século" está muito próximo do Sol, o que dificulta sua observação a olho nu. No entanto, à medida que o cometa se aproxima da Terra nos próximos dias, sua visibilidade melhorará.
A localização do Ceará, próximo à Linha do Equador, será uma vantagem para observar o fenômeno nas próximas semanas.
À medida que o cometa se aproxima, as condições de visualização vão mudar. Nas primeiras semanas, ele será visível pela manhã, antes do nascer do sol. No entanto, ao final de setembro, o cometa passará a ser melhor observado no início da noite.
O cometa começou a ser visível a partir de 15 de setembro e vai atingir o pico do seu brilho em 12 de outubro. Para acompanhá-lo ao longo desse período, siga as recomendações de observação conforme sua posição no céu:
Procure locais mais escuros, longe da poluição luminosa urbana, para uma melhor observação.
Conforme os dias avançam até 12 de outubro, o cometa subirá gradualmente no céu, tornando-se cada vez mais visível a olho nu e sem a necessidade de equipamentos.