Pop

China anuncia novo show de Kanye West em ilha 'desconhecida' do país

Último show do rapper no local aconteceu em 2008

Nas redes sociais, alguns disseram que o rapper "é um desajustado total" (Randall Hill/Reuters)

Nas redes sociais, alguns disseram que o rapper "é um desajustado total" (Randall Hill/Reuters)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 11 de setembro de 2024 às 11h24.

Tudo sobreKanye West
Saiba mais

Um oficial do governo da China soltou uma verdadeira "bomba" em uma coletiva de imprensa geralmente reservada para grandes anúncios políticos: Ye, anteriormente conhecido como Kanye West, estava pronto para realizar uma "festa de audição" para seu novo álbum de estúdio "Vultures" na ilha chinesa de Hainan em 15 de setembro.

Muitos fãs ficaram perplexos quando o Partido Comunista conservador concordou em permitir que um dos rappers mais notórios do mundo se apresentasse.

"Pelos valores sociais conservadores da China, Ye é um desajustado total", comentou um fã no Weibo, o equivalente chinês a X.

Ye já falou afetuosamente sobre a China no passado. Ele defendeu a China durante a pandemia e expressou seu amor pelo país em uma entrevista de 2020 com o New York Post.

Mais recentemente, Ye enfrentou reações adversas em muitas partes do mundo depois que fez comentários antissemitas em 2022, o que resultou no término de uma parceria lucrativa com a Adidas em outubro de 2022.

E por que a ilha de Hainan?

O último show de Ye na China foi há 16 anos. Agora ele está pronto para retornar, não para Xangai ou Pequim, mas para um lugar amplamente desconhecido para visitantes estrangeiros.

“Esta é Hainan tentando arduamente forjar sua marca como um destino internacional”, disse Michael Zhou, fundador da Jingjian, uma consultoria especializada em turismo na China, à CNBC. Zhou disse que transformar Hainan em um destino internacional é uma estratégia nacional crucial do governo central.

Ainda assim, ele disse que acredita que a decisão de trazer Ye para Hainan é uma aposta política para o governo local.

Alguns internautas começaram a reclamar sobre a aparição de Ye no site do governo de Hainan, antes mesmo do evento ter sido confirmado, com um comentário chamando as obras de Ye de um “afastamento severo dos valores socialistas chineses”.

A ilha tropical de Hainan, apelidada de "Havaí da China", é há muito tempo um dos principais destinos de viagem para turistas nacionais. No ano passado, seu setor de turismo arrecadou 181 bilhões de yuans (US$ 25,5 bilhões), representando 24% de seu produto interno bruto total.

Mas os turistas nacionais agora apertando o cinto dos gastos, e os internacionais ainda não mostraram empolgação com o lugar. De acordo com o Bureau Provincial de Estatísticas de Hainan, os visitantes estrangeiros representaram 0,87% do total de turistas da ilha nos primeiros sete meses de 2024, segundo a CNBC.

Os shows de Ye

Assim como os grandes shows, as "festas de audição" de Ye geralmente acontecem diante de grandes multidões. Mas também há diferenças; os eventos podem incluir apresentações ao vivo com DJs tocando mixagens pré-gravadas e cantorias do público. Às vezes, Ye e o colaborador Ty Dolla Sign não fazem rap nem dançam.

No início deste ano, ele cancelou festas de audição na Flórida, Pensilvânia, Tennessee e Washington, D.C. Um evento em Taiwan em 25 de agosto também foi cancelado dias antes do previsto, deixando um rastro de confusão entre os organizadores.

No entanto, em 23 de agosto, apesar de começar com 70 minutos de atraso, uma festa de audição ocorreu conforme o programado em Seul, Coreia do Sul.

Acompanhe tudo sobre:Kanye WestChina

Mais de Pop

Paulinha Leite vence Lotofácil da Independência; ex-BBB já ganhou na loteria mais de 60 vezes

'Anéis de Poder': 2ª temporada se torna uma das séries mais populares do Prime Video

Harry Potter: HBO começa processo seletivo para personagens da série — e fãs tentam se candidatar

Luísa Sonza lança coleção de 112 peças exclusivas em parceria com a Shein