Pop

A jornada do 'Bruno Mars brasileiro' para conhecer o cantor durante turnê no país

Antes de se preparar para o show desta sexta-feira em São Paulo, o músico maranhense contou à EXAME a origem de sua paixão pelo cantor e sua tática para conhecê-lo pessoalmente

Johnny Matos, cantor que ficou famoso na internet após brincar de cover de Bruno Mars (Redes Sociais/Divulgação)

Johnny Matos, cantor que ficou famoso na internet após brincar de cover de Bruno Mars (Redes Sociais/Divulgação)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter da Home

Publicado em 4 de outubro de 2024 às 15h11.

Última atualização em 4 de outubro de 2024 às 15h12.

Tudo sobreMúsica
Saiba mais

Em nova temporada no Brasil, Bruno Mars tem uma longa maratona de shows em capitais do Sul ao Centro-Oeste em outubro e novembro. No ano passado, durante apresentação no The Town, o cantor manteve uma plateia de 200 mil pessoas — em dois dias — eletrizada. Entre a maré de fãs, havia um nome especial, que marcará presença também nos shows desse ano: Johnny Matos.

O maranhense de 40 anos conquistou notoriedade ao se tornar cover de Bruno Mars, além de surpreender as pessoas com a semelhança física do intérprete de "Talking to The Moon". Hoje morador do Grajaú, na periferia de São Paulo, ele luta para realizar o sonho de conhecer o cantor pessoalmente. E não mede esforços para isso: recentemente, ele deixou seus 80 mil seguidores nas redes sociais chocados ao revelar que gastou mais de R$ 35 mil para acompanhar as 14 apresentações do cantor pelo Brasil.

No entanto, a história de Johnny com o cantor vai muito além do entusiasmo de fã. Para ele, o ídolo foi responsável por "resgatá-lo" de si mesmo.

Amor à primeira vista

Johnny Matos como Bruno Mars (Divulgação)

Em um bate-papo com a EXAME, Johnny brincou que sua "relação" com Bruno Mars começou com a ascensão meteórica do cantor no mundo da música entre 2008 e 2010. As pessoas se impressionavam com a semelhança dele com o artista. A partir dessa comparação, a admiração do maranhense por Bruno atingiu um patamar especial.

"Conheci as músicas do Bruno em 2011. Nessa época, minha antiga namorada, amigos e parentes diziam que eu parecia com ele. Falavam: 'viu a nova música que seu primo lançou?'. Não me sentia lisonjeado, porque as músicas do cara sempre foram maravilhosas. Até então, eu não era fã, apenas respeitava o trabalho dele".

Em pouco tempo, a brincadeira se tornou coisa séria e Johnny decidiu viver de sua grande paixão: a música. Ele lançou um canal de humor no YouTube e fez um vídeo no qual se divertia sendo cover do cantor por um dia. O sucesso foi maior do que o maranhense poderia imaginar e a publicação viralizou, com mais 100 mil visualizações.

Depois disso, a vida de Johnny foi transformada radicalmente. Ele não apenas passou a ser visto como "sósia" de Bruno Mars apelido do qual busca fugir —, como também redescobriu seu antigo desejo de ser artista. "Já tentei muitas vezes. Tive uma banda quando era mais jovem e participei de reality show, mas nada deu certo. Havia perdido as esperanças de viver da arte. De alguma maneira inexplicável, o Bruno me trouxe esse impulso de volta, por isso que eu o considero o meu herói".

Além da aparência, Johnny acredita que tem muitas coisas em comum com Bruno Mars: "Acho que compartilhamos o comprometimento com o perfeccionismo. Temos muito zelo com o material que entregamos ao público. Gosto de saber que, assim como eu, o Bruno tem um grande senso de humor e curte uma boa festa, com uma energia que lembra a do povo nordestino. E especialmente, a humildade e gratidão pelas origens".

O primeiro de muitos

A primeira vez que Johnny viu o cantor ao vivo foi em 2017, durante uma turnê do artista em São Paulo. "Ele me resgatou para fazer o que traz felicidade para o meu coração, assim começou a minha conexão com ele". Depois do show, o maranhense largou a carreira como social media, em 2018, para se dedicar totalmente ao sonho de ser cantor, inspirado pelo seu maior ídolo.

Em 7 anos, a carreira de Johnny Matos na música cresceu expressivamente. Ele já realizou mais de 100 shows como cover em várias partes do Brasil e conta com uma equipe de 15 pessoas e 81 mil seguidores nas redes sociais.

A ansiedade para o show em São Paulo nesta sexta-feira, na nova turnê do artista no Brasil, também leva Johnny a recordar a sua experiência favorita em show de Bruno Mars, em Las Vegas (EUA).

"Tentei várias vezes chegar no Bruno, mas nunca consegui. Tive a oportunidade de assistir ao show dele em Las Vegas, na primeira fila, porque um empresário sensibilizou com a minha história e decidiu me ajudar", contou à EXAME. "Ele ficou admirado com o meu sonho de conhecer o Bruno Mars e falou: 'Cara, quero  tentar realizar seu sonho, vou te levar para primeira fileira do show, com tudo pago. Vai que esse cara te olha e queira te conhecer'. Estar naquela apresentação e tão pertinho do Bruno foi inesquecível. Foi como ver um anjo na minha frente".

Bruno Mars em São Paulo: veja datas, horário, como chegar e tudo o que precisa saber sobre os shows

Uma jornada ousada e um tanto quanto cara

Recentemente, Johnny deixou os seguidores de "queixo caído" ao revelar nas redes sociais que gastou pelo menos R$ 35 mil em ingressos, hospedagens, alimentação e deslocamento para assistir aos shows de Bruno Mars no Brasil. Para ele, qualquer sacrifício é válido para ser notado pelo cantor em uma das apresentações.

À EXAME, ele detalhou como tirou esse projeto do papel: "Foram meses de preparação financeira para conseguir comprar as entradas logo no momento da abertura de vendas. Foi uma loucura [brinca], porque eu recorri a um amigo que me emprestou o cartão de crédito. Foi uma coisa inédita para mim. Mas o sonho pediu isso".

Apesar da determinação, o artista não recomenda que os fãs se arrisquem dessa maneira: "Me organizei para não fazer uma dívida impagável. Parcelei os gastos no cartão do meu amigo e as outras despesas feitas com os meus cartões. Até agora, já quitei quase tudo. As únicas pontas soltas que ficaram são as contas de hospedagens".

Johnny afirmou que já preparou o look para cantar e dançar na pista do estádio Morumbis nesta sexta-feira, 4. E se possível, ganhar a atenção do próprio cantor. "Estarei lá vestindo uma camiseta que fiz especialmente para ele. Vou como fã. E fico aliviado ao dizer isso, porque a galera esquece o 'cover' e posso aproveitar. As pessoas esquecem que antes de tudo, eu sou fã. Não poderia fazer o meu trabalho dessa forma se não admirasse esse cara com todo o meu coração. Eu encaro qualquer coisa, aprendo e me esforço para sempre entregar o melhor como artista".

A tática para alcançar o ídolo também envolve o apelo das redes sociais. Bruno publicou uma carta aberta no Instagram, com o intuito de viralizar a homenagem ao cantor e cativar a atenção dele. Até a manhã desta sexta-feira, 4, a publicação alcançou mais de 4,3 mil curtidas e quase 2 mil comentários.  (Veja a íntegra no final da matéria)

Encontro com Bruno Mars

Show de Johnny Matos na cidade de Rio de Janeiro em abril de 2023 (Divulgação)

O maranhense está mais que preparado para curtir e aguentar em pé os 14 shows de Bruno Mars no Brasil. Mesmo contando com a sorte, Johnny espera que, em alguma das apresentações, ocorra a oportunidade de conhecer pessoalmente seu ídolo.

E detalha como imagina esse momento, caso o sonho se torne realidade: "Infelizmente será coisa rápida, porque ele tem mais o que fazer [riu de si mesmo]. Mesmo não querendo tomar muito do tempo do Bruno Mars, quero dizer muitas coisas a ele. Em primeiro lugar, agradecê-lo pela sua importância na minha vida e como ele involuntariamente me impactou e me fez ser quem sou hoje".

Apesar do efeito que esse possível encontro possa ter na carreira dele e em sua notoriedade como cantor, Johnny enfatizou que esse não é seu propósito. "É claro que, se possível, vou tirar fotos ao lado dele. Mas não faço por holofotes. Faço por algo muito maior: quero que ele saiba que existo".

Após a turnê do cantor havaiano pelo Brasil, Johnny pretende dar um gás nos projetos profissionais, especialmente o lançamento de suas próprias canções e shows pelo país. "Sou tão romântico quanto o Bruno e quero levar essa pegada para as minhas músicas. Mas com toque de leveza, que tem mais coerência com a minha personalidade. Pretendo continuar escrevendo minhas músicas e divertir as pessoas como sempre".

Confira a carta de Johnny Matos  para Bruno Mars na íntegra

"Meu herói, espero que isto te encontre bem!

O meu nome é Johnny de Matos e sou um grande fã do seu trabalho. Trabalhei em várias profissões tentando me encaixar no mundo enquanto não seguia meu sonho de seguir uma carreira artística, quando tive a benção de assistir ao seu show extra dia 23/11/2017 no estádio do Morumbi. A minha primeira reação quando te vi no palco foi tipo: "Como é que um ser humano é capaz de fazer TUDO ISSO? ”. Tornei-me fã desde então!

Comecei a ler sobre você na internet, sua história de vida e acabei descobrindo que você não era apenas um artista talentoso, mas um ser humano incrível. Convidei dois amigos e construímos (de forma humilde) um concerto em sua homenagem. Hoje, mais rico em detalhes, o concerto vai completar 7 anos de estrada. É algo 100% independente e eu gosto de pensar nisso como um grande encontro para nós, seus fãs, para celebrar a sua arte. O objetivo é trazer um pouco da "Experiência" de Bruno Mars a lugares e pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de assistir ao seu concerto. O feedback mais legal é saber que nossa homenagem ajuda mais pessoas a conhecerem sua música.

Sei que és um grande fã do Michael e do Elvis. Posso imaginar o quanto eles te inspiraram na tua jornada. Na minha história pessoal você é essa grande inspiração e hoje te presto homenagem e TODOS os dias aprendo algo. Quero seguir os teus passos e um dia construir a história de "Johnny Matos" com uma carreira autoral, quero ser um dos teus imitadores que te deixou orgulhoso!

No ano passado eu vi você e os H00lig4ns em Vegas pessoalmente. Esse ano também estarei em TODOS os estados do Brasil te assistindo e te aplaudindo com orgulho!

Meu MAIOR sonho é ser notado por você ou conhecer você algum dia, no tempo de Deus, claro. Mas, só para constar, saiba que EU TE AMO de todo o meu coração e que serei ETERNAMENTE grato por ter transformado a minha vida através da sua existência.

Estarei SEMPRE aqui a apoiar-te e a rezar para que Deus te proteja. Conte comigo!"

Acompanhe tudo sobre:MúsicaMúsica popShows-de-músicaIndústria da músicaCuriosidades

Mais de Pop

Cientistas descobrem templo egípcio de mais de 2 mil anos soterrado na areia

Paul McCartney é homenageado com moeda comemorativa no Reino Unido

De olho em mercado bilionário, Flow aposta em creators — e quer ser mais que um podcast

Nasa atrasa novamente o regresso dos astronautas à Lua, que está agora previsto para 2027