Repórter
Publicado em 3 de dezembro de 2024 às 18h06.
Um asteroide com cerca de 366 metros de diâmetro passará próximo à Terra nesta quarta-feira, 4 de dezembro, de acordo com a NASA. Para se ter uma ideia, esse tamanho é quase equivalente ao do morro do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, que tem 396 metros de altura.
A maior aproximação ocorrerá às 2h27 (horário de Brasília), quando o asteroide 2020 XR estará a 2,2 milhões de quilômetros de distância da Terra, mais de cinco vezes a distância entre o planeta e a Lua.
O asteroide foi descoberto em 4 de dezembro de 2020 e pertence ao grupo Apollo, composto por objetos cujas órbitas ao redor do Sol cruzam a da Terra. Embora seja classificado como um "asteroide potencialmente perigoso" (PHA) por sua proximidade e tamanho, não há motivo para alarde.
Segundo a União Astronômica Internacional (IAU), PHA são objetos que se aproximam da Terra a menos de 7,5 milhões de quilômetros e têm potencial para causar danos regionais significativos em caso de impacto, o que se aplica a asteroides com mais de 140 metros. No entanto, a NASA já calculou que, pelo menos nos próximos 100 anos, não há risco de uma colisão apocalíptica com esses corpos celestes.
Quem quiser acompanhar o fenômeno ao vivo poderá assistir à transmissão online em tempo real, disponibilizada pelo Virtual Telescope Project, do Observatório Astronômico Bellatrix, em Roma, a partir das 15h30 desta terça-feira, 3.