Alinhamento dos planetas ocorre neste sábado e será visível no Brasil; veja como assistir
Fenômeno será visível tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul
Repórter
Publicado em 27 de junho de 2024 às 17h43.
Última atualização em 27 de junho de 2024 às 18h58.
Para quem curte testemunhar e registrar fenômenos naturais, a última semana de junho pode ser satisfatória. Na madrugada deste sábado, 29, ocorre um alinhamento de planetas, que poderá ser visto a olho nu no céu do Brasil. Pouco antes deste período, será possível observar Saturno, a Lua, Marte e Júpiter formando uma linha reta.
Esse fenômeno, conhecido como conjunção na astronomia, será visível tanto do Hemisfério Norte quanto do Hemisfério Sul.
Uma conjunção ocorre quando dois ou mais corpos celestes aparecem próximos no céu, criando uma ilusão de ótica, pois eles permanecem separados por milhares de quilômetros no espaço.
Embora o fenômeno ocorra em 29 de junho, o alinhamento dos planetas com a Lua também deve ser visível alguns dias antes e alguns dias depois dessa data.
Como assistir ao alinhamento dos planetas?
O melhor horário para observar os planetas formando uma "linha" no céu com a Lua será pouco antes do nascer do Sol.
A melhor maneira de observar o alinhamento é a olho nu, buscando a conjunção dos astros próximo ao horizonte, na direção leste. Para uma visualização mais clara do fenômeno, é recomendável procurar um local sem obstáculos que bloqueiem a visão do horizonte.
Os cinco planetas visíveis a olho nu no céu noturno são Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Destes, três farão parte da conjunção com a Lua no sábado.
Outros fenômenos na semana
A partir desta quinta-feira, também será possível observar duas outras conjunções no céu noturno. O fenômeno continuará visível na sexta-feira, 28.
Na madrugada desta quinta, a Lua aparentará estar bem próxima de Saturno. Ambos os astros devem nascer na direção leste. No dia seguinte, pouco antes do amanhecer, Júpiter passará ao lado do aglomerado de estrelas das Híades, também na direção leste.